Aprendizagem da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
tcc
Este trabalho elabora uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos envolvendo a operação matemática da divisão. O problema da pesquisa apresenta-se na seguinte configuração: O que as produções científicas têm apresentado acerca das dificuldades da aprendizagem do conteúdo da operação matemática divisão no Ensino Fundamental, bem como as contradições e avanços que as pesquisas têm apontado? Diante disso, a pesquisa revisa a literatura relevante da última década, destacando as dificuldades apresentadas pelos estudantes, os motivos pelos quais os estudantes apresentaram dificuldades na resolução de problemas matemáticos envolvendo a divisão e propostas de superação desses desafios. Em uma segunda análise, também realça questões pertinentes acerca da importância da divisão no currículo escolar e suas implicações na vida cotidiana. Como aporte teórico, Toledo (1997) apresenta reflexões pertinentes acerca do conceito da divisão e em Silva (2011) podemos compreender questões voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, com ênfase nos conteúdos envolvendo a operação da divisão. Ademais, os 15 trabalhos acadêmicos selecionados para esta revisão de literatura atuam como uma importante base sólida para a pesquisa, auxiliando na compreensão de conceitos e assuntos relevantes acerca da temática central deste estudo. Os documentos de base legal, como a Base Nacional Comum Curricular, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática foram utilizados para enriquecer as análises elaboradas neste estudo, que junto com os outros autores, buscou estabelecer relação entre o conhecimento já existente e os novos. Portanto, este estudo busca contribuir para a compreensão dessas dificuldades e para a melhoria das estratégias de ensino e aprendizado relacionadas à operação matemática da divisão na etapa do Ensino Fundamental.
Redes Sociais