PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mello, Márcia Vianna Leal de (2023-12-05)

tcc

RESUMO A Pedagogia de Projetos é um conjunto de práticas pedagógicas que se baseia principalmente em tirar a criança da posição passiva no processo de aprendizagem e estimulá-la a desenvolver os poderes intelectuais de raciocínio. Assim, objetivou-se com este trabalho acompanhar o desenvolvimento de uma prática da Pedagogia de Projetos com ênfase na Educação de Economia Sustentável, realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Rubem Braga situada no município de Vila Velha no Espírito Santo, no período de março a junho de 2023. A escola desenvolve uma Pedagogia de Projetos com foco nas áreas financeira e ambiental, envolvendo a comunidade escolar e os moradores do seu entorno. Este projeto é denominado de Vila Rubem Braga, tem sua culminância em uma festa cultural que acontece desde 2021 e cujo objetivo é a recepção de materiais recicláveis pela escola em troca de uma moeda interna, o RB Cruzado, que as crianças podem utilizar para o consumo na própria festa. Para acompanhar parte do projeto realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. As técnicas investigativas para coleta de dados foram sustentadas por três pontos de apoio: observação/participação, questionário aplicado aos alunos do 1º ano do ensino fundamental e entrevista com a regente de sala. Os resultados obtidos apontaram que o Projeto Vila Rubem Braga utilizou-se de recursos lúdicos com eficácia, pois conseguiu a adesão dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto proporcionando aos mesmos um desenvolvimento de aprendizagem eficaz ,facilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade para soluções de problemas, trabalho e convívio em comunidade (socialização) e raciocínio lógico


Collections: