O gênero crônica como meio de incentivo à leitura literária crítica e reflexiva na EJA : uma proposta didática
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente artigo aborda, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a importância de se discutir e instigar a reflexão acerca da desigualdade social nos alunos dessa modalidade de ensino. Nesse sentido, com base em pesquisas já publicadas e seguindo o modelo de sequência didática elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), apresenta-se uma proposta didática do gênero crônica que busca incentivar a leitura crítica e reflexiva acerca do tema desigualdade social em alunos da EJA no ensino médio. Com relação ao referencial teórico foram utilizados os seguintes autores: Bakhtin (2006); Marcuschi (2002); Candido (1989) e (2002) e Zilberman (2012). Portanto, a partir da pesquisa feita, constatou-se que o trabalho com o gênero crônica, quando mediado e direcionado, pode contribuir tanto para desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos estudantes quanto para desenvolver a capacidade de refletir e questionar a realidade que os cerca.
ABSTRACT: This article discusses, through a bibliographical survey, the importance of discussing and instigating reflection on social inequality among high school students in the EJA modality. In this sense, based on previously published research and following the didactic sequence model developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), we present a didactic proposal for the chronicle genre that seeks to encourage critical and reflective reading on the subject of social inequality among secondary school students. With regard to the theoretical framework, the following authors were used: Bakhtin (2006); Marcuschi (2002); Candido (1989) and (2002) and Zilberman (2012). Therefore, from the research carried out, it was found that working with the chronicle genre, when mediated and directed, can contribute both to the development of students' reading and writing skills and to the development of their ability to reflect on and question the reality that surrounds them.
Redes Sociais