AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COM ÊNFASE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): POTENCIALIZANDO A GESTÃO DE CURSO

Costa, Josiane Alves (2023)

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Este estudo teve como objetivo investigar o nível de satisfação dos estudantes da Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES com a modalidade da educação profissional e tecnológica (EPT), e identificar, na perspectiva dos alunos, oportunidades de colaboração com o processo de avaliação e análise de um curso. O estudo foi desenvolvido através de levantamento bibliográfico acerca do tema seguido de levantamento de dados qualitativos junto à estudantes do curso, de diferentes polos, buscando respostas à uma pesquisa pré-elaborada com perguntas fechadas, a fim de investigar o nível de satisfação dos alunos acerca do ensino oferecido frente às exigências do mercado de trabalho e das indicações do MEC sobre as pós-graduações. O questionário foi construído no google forms, visando atingir o máximo de estudantes deste curso, sendo que se obteve resposta de junto a 82 estudantes. Os resultados da pesquisa apontam que o nível de satisfação dos educandos em relação ao curso em epígrafe esta média de 60% com suas expectativas em aspectos de tangibilidade; confiabilidade; presteza; segurança e empatia. De acordo com o resultado obtido nesta pesquisa, observa-se que na percepção dos estudantes o curso não contempla em sua totalidade seus anseios. Entende-se que seria necessária uma análise do curso por parte dos servidores na busca por maior compreensão da complexidade relacionada com a oferta de serviços em educação e pela qualidade que se espera de um curso. Existe empenho dos servidores em atender com dinamismo os anseios dos educandos, mas, atender a satisfação total dos serviços é muito algo com diversos enredamento, considerando as expectativas dos alunos e à complexidade social. É preciso reunir um conjunto de saberes e competências que lhe permitam a construção de um ensino de qualidade, capaz de atender as demandas da contemporaneidade, que abrangem: multiculturalidade; complexidade; constante avanço científico e processos de permanente mudança. Todos estes fatores, interferem nas expectativas dos discentes quanto aos serviços prestados, há necessidade de repensar na educação e na função dos educadores, em uma remuneração adequada à função para que o mesmo possa consolidar sua atividade diária e reorganizar-se para ensinar e aprender constantemente, com abordagens inovadoras que acompanhem as mudanças contidas na formação do educando, potencializando o ensino tornando-o multifacetado, voltado à realidade da educação necessária para o século XXI, sem sobrecarga de atividades que supram suas necessidades pessoais.


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