dc.contributor.advisor | Freitas, Wallisson da Silva | |
dc.contributor.author | Estrubia, Nilceia Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T18:48:24Z | |
dc.date.available | 2024-04-09T18:48:24Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | ESTRUBIA, Nilceia Cordeiro. Escolas sustentáveis e o papel da certificação LEED nesse contexto. Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós graduação Lato sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Ibatiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4575 | |
dc.description.abstract | As escolas, em especial as públicas, são construídas de maneira padronizada onde
não se contemplam as especificidades de cada região na qual ela está construída. A
hipótese levantada nesse estudo é mo strar que existem maneiras de se fazer
construções escolares mais sustentáveis, personalizadas e que impactem menos o
meio ambiente, por meio de normas e certificações que considerem, entre outros
aspectos, a localização da obra, sua variação climática e a s necessidades dos seus
usuários. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi conscientizar sobre a importância
da aplicação da certificação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design
na construção de escolas sustentáveis, a fim de promover confor to ambiental aos seus
usuários e a redução do impacto ao meio ambiente. Serão apresentados nesse
trabalho as construções de escolas sustentáveis por meio de tecnologias sugeridas
na certificação LEED, visando demostrar que por meio deste modelo de certific ação a
edificação pode chegar ao conforto térmic o, visual, acústico e energético esperado,
proporcionando um ambiente mais confortável para seus usuários e menos nocivo ao
meio ambiente. A partir do levantamento bibliográfico é demostrado que a certificaçã o
LEED tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento em adotar práticas sustentáveis
dentro da construção civil por intermédio da criação de edifícios verdes altamente
eficientes e com economia de custos no seu uso e manutenção, trazendo inovação,
qualidade e o uso eficiente de recursos. Como modelos par a discussão, foram
selecionadas três escolas que possuem a certificação LEED atualmente no Brasil: o
Colégio Estadual Erich Walter Heine, que fica no estado do Rio de Janeiro, o Colégio
Positivo Internacional , que está localizado em Curitiba, PR, e a Creche Municipal
Hassis, que está localizada em Florianópolis, SC. Verificou se que, nessas escolas,
toda a adaptação do projeto em se tornarem ambientalmente sustentáveis, não se
concentrou somente na parte estét ica, mas em sua funcionalidade e capacidade de
p roporcionar aos seus usuários uma exp eriência agradável e confortável em
diferentes aspectos, além de mostrar sua eficiência e garantir cuidado ao meio
ambiente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Schools, especially public ones, are built in a standardized way where the specificities
of each region in which they are built are not considered. The hypothesis raised in this
study is to show that there are ways to make school constructions more sustainable,
personalized and that have less impact on the environment, through norms and
certifications that consider, among other aspects, the location of the work, its climatic
variation and the needs of its users. In this way, the objective of this work was to raise
awareness about the importance of applying LEED certification (Leadership in Energy
and Environmental Design) in the construction of sustainable schools, in order to
promote environmental comfort to its users and reduce the impact on the
environment.This work will present the construction of sustainable schools through
technologies suggested in the LEED certification, aiming to demonstrate that through
this certification model the building can reach the expected thermal, visual, acoustic
and energy comfort, providing a more comfortable environment for its users. And less
harmful to the environment. From the bibliographic survey, it is demonstrated that
LEED certification aims to accelerate the development of adopting sustainable
practices within civil construction through the creation of highly efficient green buildings
and with cost savings in their use and maintenance, bringing innovation, quality and
the efficient use of resources. As models for discussion, three schools that currently
have LEED certification in Brazil were selected: Colégio Estadual Erich Walter Heine,
which is in the state of Rio de Janeiro, Colégio Positivo Internacional, which is located
in Curitiba, PR, and Creche Municipal Hassis, which is located in Florianópolis, SC. It
was found that, in these schools, all the adaptation of the project to become
environmentally sustainable, did not focus only on the aesthetic part, but on its
functionality and ability to provide its users with a pleasant and comfortable experience
in different aspects, in addition to showing efficiency and ensure care for the
environment. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Construções escolares | pt_BR |
dc.title | Escolas sustentáveis e o papel da certificação LEED nesse contexto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Ibatiba | pt_BR |
ifes.campus | Campus Ibatiba | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação Ambiental e Sustentabilidade | |
dc.contributor.member | Guimaraes, Elaine Cristina Silva | |
dc.contributor.member | Monteiro, Thalyta Botelho | |
dc.contributor.member | Aguilar, Maria Teresa Paulino | |
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