Escolas sustentáveis e o papel da certificação LEED nesse contexto

Estrubia, Nilceia Cordeiro (2024)

Trabalho de conclusão de curso

As escolas, em especial as públicas, são construídas de maneira padronizada onde não se contemplam as especificidades de cada região na qual ela está construída. A hipótese levantada nesse estudo é mo strar que existem maneiras de se fazer construções escolares mais sustentáveis, personalizadas e que impactem menos o meio ambiente, por meio de normas e certificações que considerem, entre outros aspectos, a localização da obra, sua variação climática e a s necessidades dos seus usuários. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi conscientizar sobre a importância da aplicação da certificação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design na construção de escolas sustentáveis, a fim de promover confor to ambiental aos seus usuários e a redução do impacto ao meio ambiente. Serão apresentados nesse trabalho as construções de escolas sustentáveis por meio de tecnologias sugeridas na certificação LEED, visando demostrar que por meio deste modelo de certific ação a edificação pode chegar ao conforto térmic o, visual, acústico e energético esperado, proporcionando um ambiente mais confortável para seus usuários e menos nocivo ao meio ambiente. A partir do levantamento bibliográfico é demostrado que a certificaçã o LEED tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento em adotar práticas sustentáveis dentro da construção civil por intermédio da criação de edifícios verdes altamente eficientes e com economia de custos no seu uso e manutenção, trazendo inovação, qualidade e o uso eficiente de recursos. Como modelos par a discussão, foram selecionadas três escolas que possuem a certificação LEED atualmente no Brasil: o Colégio Estadual Erich Walter Heine, que fica no estado do Rio de Janeiro, o Colégio Positivo Internacional , que está localizado em Curitiba, PR, e a Creche Municipal Hassis, que está localizada em Florianópolis, SC. Verificou se que, nessas escolas, toda a adaptação do projeto em se tornarem ambientalmente sustentáveis, não se concentrou somente na parte estét ica, mas em sua funcionalidade e capacidade de p roporcionar aos seus usuários uma exp eriência agradável e confortável em diferentes aspectos, além de mostrar sua eficiência e garantir cuidado ao meio ambiente.

Schools, especially public ones, are built in a standardized way where the specificities of each region in which they are built are not considered. The hypothesis raised in this study is to show that there are ways to make school constructions more sustainable, personalized and that have less impact on the environment, through norms and certifications that consider, among other aspects, the location of the work, its climatic variation and the needs of its users. In this way, the objective of this work was to raise awareness about the importance of applying LEED certification (Leadership in Energy and Environmental Design) in the construction of sustainable schools, in order to promote environmental comfort to its users and reduce the impact on the environment.This work will present the construction of sustainable schools through technologies suggested in the LEED certification, aiming to demonstrate that through this certification model the building can reach the expected thermal, visual, acoustic and energy comfort, providing a more comfortable environment for its users. And less harmful to the environment. From the bibliographic survey, it is demonstrated that LEED certification aims to accelerate the development of adopting sustainable practices within civil construction through the creation of highly efficient green buildings and with cost savings in their use and maintenance, bringing innovation, quality and the efficient use of resources. As models for discussion, three schools that currently have LEED certification in Brazil were selected: Colégio Estadual Erich Walter Heine, which is in the state of Rio de Janeiro, Colégio Positivo Internacional, which is located in Curitiba, PR, and Creche Municipal Hassis, which is located in Florianópolis, SC. It was found that, in these schools, all the adaptation of the project to become environmentally sustainable, did not focus only on the aesthetic part, but on its functionality and ability to provide its users with a pleasant and comfortable experience in different aspects, in addition to showing efficiency and ensure care for the environment.


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