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O processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre

dc.contributor.advisorVasconcelos, Kátia Cyrlene de Araújo
dc.contributor.authorNunes, Lidiany Miranda Ferraz
dc.date.accessioned2024-04-05T14:19:34Z
dc.date.available2024-04-05T14:19:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNUNES, Lidiany Miranda Ferraz. O processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4566
dc.description.abstractEssa pesquisa visa compreender como ocorre o processo de inclusão na educação superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus de Alegre a partir de múltiplos olhares: gestores, equipe pedagógica e alunos com deficiências. Para essa investigação, utilizam-se, como pressupostos teóricos, autores clássicos e contemporâneos que tratam do tema diversidade e inclusão, os principais dispositivos legais que amparam a inclusão das pessoas com deficiências e os aspectos históricos e legais da educação superior no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa aborda a temática da inclusão das pessoas com deficiência no contexto da educação superior, partindo das experiências vividas por elas, bem como considerando o ponto de vista dos gestores e da equipe pedagógica que atuam neste cenário. A temática apresentada traz elementos essenciais à construção de uma instituição inclusiva e apresenta questões importantes que ajudam a compreender como a garantia dos direitos corroboram com o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiências na educação superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso com utilização das técnicas de coleta de dados: análise documental, observação de campo e entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise temática reflexiva onde foram criados temas e subtemas que nortearam a discussão. O desenvolvimento da pesquisa aponta que o Ifes - campus de Alegre enfrenta desafios de natureza orçamentária e de formação para assegurar a plena acessibilidade dos alunos com deficiências que ingressam em seus cursos superiores; o estudo também indica que atitudes discriminatórias e dificuldades de acesso físico são as principais barreiras quanto à acessibilidade que as pessoas com deficiências encontram no campus, assim como, evidencia que os docentes também enfrentam desafios para atender este alunado. Com os resultados dessa pesquisa, é possível compreender como a Instituição Federal de Ensino Superior, precisa reestruturar e ressignificar suas práticas para assegurar aos seus alunos educação de qualidade de forma equitativa.pt_BR
dc.format.extent152 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegrept_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6189007335806947pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
dc.identifier.capes30001013015M2pt_BR
dc.contributor.memberSilva Júnior, Annor da
dc.contributor.memberFeretti, Amanda Soares Zambelli
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração (Minter/Ifes) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)pt_BR


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