dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Kátia Cyrlene de Araújo | |
dc.contributor.author | Nunes, Lidiany Miranda Ferraz | |
dc.date.accessioned | 2024-04-05T14:19:34Z | |
dc.date.available | 2024-04-05T14:19:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Lidiany Miranda Ferraz. O processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4566 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa visa compreender como ocorre o processo de inclusão na educação
superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus de Alegre a partir de
múltiplos olhares: gestores, equipe pedagógica e alunos com deficiências. Para essa
investigação, utilizam-se, como pressupostos teóricos, autores clássicos e
contemporâneos que tratam do tema diversidade e inclusão, os principais dispositivos
legais que amparam a inclusão das pessoas com deficiências e os aspectos históricos
e legais da educação superior no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa aborda a temática
da inclusão das pessoas com deficiência no contexto da educação superior, partindo
das experiências vividas por elas, bem como considerando o ponto de vista dos
gestores e da equipe pedagógica que atuam neste cenário. A temática apresentada
traz elementos essenciais à construção de uma instituição inclusiva e apresenta
questões importantes que ajudam a compreender como a garantia dos direitos
corroboram com o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos
alunos com deficiências na educação superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
qualitativa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso com utilização das
técnicas de coleta de dados: análise documental, observação de campo e entrevista
semiestruturada junto aos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da
análise temática reflexiva onde foram criados temas e subtemas que nortearam a
discussão. O desenvolvimento da pesquisa aponta que o Ifes - campus de Alegre
enfrenta desafios de natureza orçamentária e de formação para assegurar a plena
acessibilidade dos alunos com deficiências que ingressam em seus cursos superiores;
o estudo também indica que atitudes discriminatórias e dificuldades de acesso físico
são as principais barreiras quanto à acessibilidade que as pessoas com deficiências
encontram no campus, assim como, evidencia que os docentes também enfrentam
desafios para atender este alunado. Com os resultados dessa pesquisa, é possível
compreender como a Instituição Federal de Ensino Superior, precisa reestruturar e
ressignificar suas práticas para assegurar aos seus alunos educação de qualidade de
forma equitativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 152 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Equidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6189007335806947 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013015M2 | pt_BR |
dc.contributor.member | Silva Júnior, Annor da | |
dc.contributor.member | Feretti, Amanda Soares Zambelli | |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração (Minter/Ifes) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | pt_BR |
Redes Sociais