O processo de inclusão de alunos com deficiência na educação superior: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre

Nunes, Lidiany Miranda Ferraz (2023)

dissertacao_mestrado

Essa pesquisa visa compreender como ocorre o processo de inclusão na educação superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus de Alegre a partir de múltiplos olhares: gestores, equipe pedagógica e alunos com deficiências. Para essa investigação, utilizam-se, como pressupostos teóricos, autores clássicos e contemporâneos que tratam do tema diversidade e inclusão, os principais dispositivos legais que amparam a inclusão das pessoas com deficiências e os aspectos históricos e legais da educação superior no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa aborda a temática da inclusão das pessoas com deficiência no contexto da educação superior, partindo das experiências vividas por elas, bem como considerando o ponto de vista dos gestores e da equipe pedagógica que atuam neste cenário. A temática apresentada traz elementos essenciais à construção de uma instituição inclusiva e apresenta questões importantes que ajudam a compreender como a garantia dos direitos corroboram com o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiências na educação superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso com utilização das técnicas de coleta de dados: análise documental, observação de campo e entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise temática reflexiva onde foram criados temas e subtemas que nortearam a discussão. O desenvolvimento da pesquisa aponta que o Ifes - campus de Alegre enfrenta desafios de natureza orçamentária e de formação para assegurar a plena acessibilidade dos alunos com deficiências que ingressam em seus cursos superiores; o estudo também indica que atitudes discriminatórias e dificuldades de acesso físico são as principais barreiras quanto à acessibilidade que as pessoas com deficiências encontram no campus, assim como, evidencia que os docentes também enfrentam desafios para atender este alunado. Com os resultados dessa pesquisa, é possível compreender como a Instituição Federal de Ensino Superior, precisa reestruturar e ressignificar suas práticas para assegurar aos seus alunos educação de qualidade de forma equitativa.