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Monitoramento de rasgo longitudinal de correia transportadora baseada em scanner a laser 2D

dc.contributor.advisorCruz Cavalieri, Daniel
dc.contributor.authorLeite, Jainton Rodrigues
dc.date.accessioned2024-04-04T14:12:21Z
dc.date.available2024-04-04T14:12:21Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.citationLEITE, Jailton Rodrigues. Monitoramento de Rasgo Longitudinal de Correia Transportadora Baseada em Scanner a Laser 2D. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4562
dc.description.abstractO transportador de correias é amplamente reconhecido como um dos equipamentos de grande eficiência para indústria de mineração devido à sua capacidade de transporte contínuo. Contudo, devido às diversas condições de força exercida, as correias estão propensas a rasgos, falhas de funcionamento, desalinhamento e avarias à superfície que transporta o material, comprometendo a eficiência de produção. Para além disso, rasgos do tipo longitudinais são comuns, sendo, em geral, prejudiciais ao bom andamento das operações, visto que podem causar acidentes ou quebra das correias. Deste modo, torna-se crucial promover o desenvolvimento de sistemas de monitoramento para correias transportadoras, a fim de identificar prontamente rasgos longitudinais. Nesse contexto, existem diferentes abordagens descritas na literatura para o monitoramento de rasgos longitudinais em correias transportadoras, como o uso de câmeras. No entanto, essa metodologia é dispendiosa e tem limitações de velocidade. Diante dessas questões, neste estudo, propõe-se a utilização de um scanner laser 2D para a identificação de rasgos longitudinais em correias transportadoras, pois oferece uma alternativa de baixo custo e maior eficiência. Para tanto, uma correia transportadora montada em uma bancada de teste equipada com um scanner laser é utilizado como ambiente de experimentos. Para detectar a região que corresponde à posição do rasgo são implementados três algoritmos. O primeiro é baseado na regra 68 − 95 − 99, chamado Three-Sigma. O segundo é baseado no gráfico de controle de soma cumulativa, chamado de Cumulative Sum Control Chart - CUSUM. O terceiro é o Pruned Exact Linear Time - PELT, um algoritmo eficiente para detectar mudanças em dados de séries temporais. Os resultados mostraram que todos os métodos foram eficientes para identificação de rasgos longitudinais em correias transportadoras.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectThree-sigmapt_BR
dc.subjectCUSUMpt_BR
dc.subjectPELTpt_BR
dc.subjectNuvem de pontos 2Dpt_BR
dc.subjectMétodos estatísticospt_BR
dc.subjectPruned exact linear time (PELT)pt_BR
dc.subjectCumulative sum control chart (CUSUM)pt_BR
dc.subjectTransportador de correiaspt_BR
dc.titleMonitoramento de rasgo longitudinal de correia transportadora baseada em scanner a laser 2Dpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coRibeiro Prado, Adilson
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
dc.identifier.capes30004012070P2pt_BR
ifes.knowledgeAreaEngenharias IVpt_BR
ifes.researchAreaControle e Automaçãopt_BR
ifes.course.underposgraduatePROPECAUT - Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação
dc.contributor.memberZanetti Resende, Cassius
dc.contributor.memberFrizera Vassallo, Raquel


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