dc.contributor.advisor | Cruz Cavalieri, Daniel | |
dc.contributor.author | Leite, Jainton Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T14:12:21Z | |
dc.date.available | 2024-04-04T14:12:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Jailton Rodrigues. Monitoramento de Rasgo Longitudinal de Correia Transportadora Baseada em Scanner a Laser 2D. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4562 | |
dc.description.abstract | O transportador de correias é amplamente reconhecido como um dos equipamentos
de grande eficiência para indústria de mineração devido à sua capacidade de
transporte contínuo. Contudo, devido às diversas condições de força exercida, as
correias estão propensas a rasgos, falhas de funcionamento, desalinhamento e avarias
à superfície que transporta o material, comprometendo a eficiência de produção. Para
além disso, rasgos do tipo longitudinais são comuns, sendo, em geral, prejudiciais ao
bom andamento das operações, visto que podem causar acidentes ou quebra das
correias. Deste modo, torna-se crucial promover o desenvolvimento de sistemas de
monitoramento para correias transportadoras, a fim de identificar prontamente rasgos
longitudinais. Nesse contexto, existem diferentes abordagens descritas na literatura
para o monitoramento de rasgos longitudinais em correias transportadoras, como o
uso de câmeras. No entanto, essa metodologia é dispendiosa e tem limitações de
velocidade. Diante dessas questões, neste estudo, propõe-se a utilização de um
scanner laser 2D para a identificação de rasgos longitudinais em correias
transportadoras, pois oferece uma alternativa de baixo custo e maior eficiência. Para
tanto, uma correia transportadora montada em uma bancada de teste equipada com
um scanner laser é utilizado como ambiente de experimentos. Para detectar a região
que corresponde à posição do rasgo são implementados três algoritmos. O primeiro é
baseado na regra 68 − 95 − 99, chamado Three-Sigma. O segundo é baseado no
gráfico de controle de soma cumulativa, chamado de Cumulative Sum Control Chart -
CUSUM. O terceiro é o Pruned Exact Linear Time - PELT, um algoritmo eficiente para
detectar mudanças em dados de séries temporais. Os resultados mostraram que todos
os métodos foram eficientes para identificação de rasgos longitudinais em correias
transportadoras. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Three-sigma | pt_BR |
dc.subject | CUSUM | pt_BR |
dc.subject | PELT | pt_BR |
dc.subject | Nuvem de pontos 2D | pt_BR |
dc.subject | Métodos estatísticos | pt_BR |
dc.subject | Pruned exact linear time (PELT) | pt_BR |
dc.subject | Cumulative sum control chart (CUSUM) | pt_BR |
dc.subject | Transportador de correias | pt_BR |
dc.title | Monitoramento de rasgo longitudinal de correia transportadora baseada em scanner a laser 2D | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ribeiro Prado, Adilson | |
dc.publisher.local | Serra | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Serra | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012070P2 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Engenharias IV | pt_BR |
ifes.researchArea | Controle e Automação | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | PROPECAUT - Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação | |
dc.contributor.member | Zanetti Resende, Cassius | |
dc.contributor.member | Frizera Vassallo, Raquel | |
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