dc.contributor.advisor | Caldas, Wagner Kirmse | |
dc.contributor.author | Rezende, Ana Elisa Paim Dias | |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T18:23:24Z | |
dc.date.available | 2024-04-03T18:23:24Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.identifier.citation | REZENDE, Ana Elisa Paim Dias Rezende. Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifes. 2023. 38 f. TCC (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4555 | |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio global, afetando a interação social, comunicação e comportamento. A inclusão desses indivíduos no ensino superior requer suporte adequado, destacando a importância do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Este trabalho visa analisar o suporte oferecido pelo curso de sistemas de informação do Campus Serra do IFES aos alunos com TEA, em parceria com o NAPNE, identificando desafios enfrentados e avaliando a eficácia das estratégias de apoio. Foi desenvolvido um questionário em colaboração com o NAPNE para investigar a experiência dos alunos com TEA no ensino superior, sendo os dados analisados para identificar padrões e tendências. Os resultados revelam desafios específicos enfrentados pelos alunos com TEA, como dificuldades em exames e adaptação a mudanças de horário, enquanto indicam uma percepção positiva do suporte oferecido pelo NAPNE. A implementação do NAPNE após a Resolução de Conselho Superior 33/2020 representa um avanço na inclusão de alunos com TEA no campus Serra do IFES, promovendo um ambiente acadêmico mais equitativo e acolhedor ao reconhecer e atender às necessidades específicas desses alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas | pt_BR |
dc.subject | Suporte | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifes | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Serra | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Sistemas de informação | |
dc.contributor.member | Santos, Emilene Coco dos | |
dc.contributor.member | Marques, Ronaldo Aparecida | |
Redes Sociais