Show simple item record

Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifes

dc.contributor.advisorCaldas, Wagner Kirmse
dc.contributor.authorRezende, Ana Elisa Paim Dias
dc.date.accessioned2024-04-03T18:23:24Z
dc.date.available2024-04-03T18:23:24Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.citationREZENDE, Ana Elisa Paim Dias Rezende. Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifes. 2023. 38 f. TCC (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4555
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio global, afetando a interação social, comunicação e comportamento. A inclusão desses indivíduos no ensino superior requer suporte adequado, destacando a importância do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Este trabalho visa analisar o suporte oferecido pelo curso de sistemas de informação do Campus Serra do IFES aos alunos com TEA, em parceria com o NAPNE, identificando desafios enfrentados e avaliando a eficácia das estratégias de apoio. Foi desenvolvido um questionário em colaboração com o NAPNE para investigar a experiência dos alunos com TEA no ensino superior, sendo os dados analisados para identificar padrões e tendências. Os resultados revelam desafios específicos enfrentados pelos alunos com TEA, como dificuldades em exames e adaptação a mudanças de horário, enquanto indicam uma percepção positiva do suporte oferecido pelo NAPNE. A implementação do NAPNE após a Resolução de Conselho Superior 33/2020 representa um avanço na inclusão de alunos com TEA no campus Serra do IFES, promovendo um ambiente acadêmico mais equitativo e acolhedor ao reconhecer e atender às necessidades específicas desses alunos.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectNúcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicaspt_BR
dc.subjectSuportept_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleInclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifespt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.course.undergraduateSistemas de informação
dc.contributor.memberSantos, Emilene Coco dos
dc.contributor.memberMarques, Ronaldo Aparecida


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record