Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino superior : análise do suporte no curso de sistemas de informação do campus Serra do Ifes

Rezende, Ana Elisa Paim Dias (2024-02-29)

tcc

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio global, afetando a interação social, comunicação e comportamento. A inclusão desses indivíduos no ensino superior requer suporte adequado, destacando a importância do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Este trabalho visa analisar o suporte oferecido pelo curso de sistemas de informação do Campus Serra do IFES aos alunos com TEA, em parceria com o NAPNE, identificando desafios enfrentados e avaliando a eficácia das estratégias de apoio. Foi desenvolvido um questionário em colaboração com o NAPNE para investigar a experiência dos alunos com TEA no ensino superior, sendo os dados analisados para identificar padrões e tendências. Os resultados revelam desafios específicos enfrentados pelos alunos com TEA, como dificuldades em exames e adaptação a mudanças de horário, enquanto indicam uma percepção positiva do suporte oferecido pelo NAPNE. A implementação do NAPNE após a Resolução de Conselho Superior 33/2020 representa um avanço na inclusão de alunos com TEA no campus Serra do IFES, promovendo um ambiente acadêmico mais equitativo e acolhedor ao reconhecer e atender às necessidades específicas desses alunos.


Collections: