A influência da gestão escolar na motivação dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Brasil

Amaral, Breno Bricio (2017)

Artigo de periódico

RESUMO: O presente artigo é resultado de uma dissertação acerca da dinâmica curricular e processo ensino-aprendizagem com objetivo de responder ao problema sobre Gestão Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Vitória), especificamente sobre o curso de Mecânica oferecido por essa instituição. Nos anos de 2011 a 2014, procurou-se investigar a relação entre a Gestão Escolar e a sua influência na motivação dos professores envolvidos com base nas teorias da Administração e Gestão Democrática. Como hipótese de pesquisa, pressupõe-se que o modelo de gestão adotado pelo instituto tem desmotivado os professores do Curso Técnico de Mecânica. A investigação se realizou por meio de uma pesquisa de campo do tipo coleta de dados, cujo instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de questionários e entrevistas aos sujeitos, os professores do curso em questão. Foi possível comprovar a hipótese no sentido de que o modelo de gestão adotado tem incidido negativamente sobre a motivação docente, gerando desconfortos emocionais, inseguranças profissionais, dentre outros aspectos. As análises finais demonstraram que a gestão adotada, especificamente nesse câmpus, evoca uma transformação para tornar a motivar os professores em sua atuação profissional e realização pessoal enquanto membros da equipe educacional da instituição.

ABSTRACT: This article is the result of a dissertation about the curricular dynamics and teaching-learning process with the objective of answering the problem of School Management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Câmpus Vitória), specifically about the Mechanics offered by this institution. In the years 2011 to 2014, we sought to investigate the relationship between School Management and its influence on the motivation of teachers involved based on theories of Administration and Democratic Management. As a research hypothesis, it is assumed that the management model adopted by the institute has discouraged teachers from the Mechanical Engineering Course. The research was carried out through a field survey of the type of data collection, whose research instrument was the application of questionnaires and interviews to the subjects, the teachers of the course in question. It was possible to prove the hypothesis in the sense that the adopted management model has had a negative effect on the teacher motivation, generating emotional discomforts, professional insecurities, among other aspects. The final analysis showed that the management adopted, specifically in this campus, evokes a transformation to motivate teachers in their professional performance and personal fulfillment as members of the educational team of the institution.


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