Dissolução de Hidróxido de Sódio em água: experimentação como proposta de abordagem interdisciplinar para Física e Química no Ensino Médio utilizando Ensino por investigação

Pereira, Kariny de Fátima Xavier (2023)

tcc

RESUMO: A interdisciplinaridade é uma ideia amplamente discutida no que se refere ao ensino de Ciências Naturais. Esse conceito é considerado positivo pelos professores, uma vez que representa uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. Com o objetivo de contribuir com a interdisciplinaridade em sala de aula, no presente trabalho, apresentamos uma Sequência Didática por meio de um experimento de baixo custo envolvendo a dissolução do Hidróxido de Sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica, em água, utilizando como metodologia ativa o Ensino por Investigação. A presente proposta representa uma estratégia didática para a aprendizagem de conceitos como entalpia, temperatura, calor específico, calor latente, equações e reações químicas. Também permite trabalhar a dimensão socioemocional dos alunos e o protagonismo estudantil. Por ser de baixo custo e fácil montagem, pode também representar uma alternativa de atividade prática para os professores em situações de ausência de laboratórios e pouco tempo para a preparação das aulas.

ABSTRACT: Interdisciplinarity is a widely discussed idea with regard to teaching Natural Sciences, such as Physics and Chemistry. This concept is considered positive by teachers, because It represents a bridge to a better understanding of disciplines among themselves. However, in literature there are few studies that present proposals that articulate interdisciplinarity in the classroom for High School. In order to contribute to interdisciplinarity in the classroom, in the present work, we present a Didactic Sequence through a low-cost experiment involving the dissolution of Sodium Hydroxide (NaOH), commercially known as caustic soda, in water, using as an active methodology Investigative Teaching. The present proposal represents a didactic strategy for learning concepts such as enthalpy, temperature, specific heat, latent heat, equations and chemical reactions. It also allows students to work on their socio-emotional dimension, besides the student protagonism. Because It is low-cost and easy to assemble, It can also represent an alternative for practical activity for teachers in situations where there is no laboratory and little time to prepare classes.


Collections: