Empreendedorismo feminino entre discentes no ensino superior em um instituto federal de ciência, tecnologia e inovação

Penha, Jaine da ; Saquetto, Thiago Chieppe (2023)

artigo

O objetivo principal deste trabalho foi descrever o perfil empreendedor feminino percebido entre discentes do gênero feminino de cursos superiores de um Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Para tal, optou-se pela realização de uma pesquisa de natureza prioritariamente quantitativa, descritiva, cujos meios aplicados compreenderam procedimentos bibliográficos e de campo. A amostra foi composta por uma maioria de discentes cursando o curso Bacharelado em Administração, seguida por discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo e de Sistemas de Informação, respectivamente. As participantes apresentaram estarem com idades entre 18 e 29 anos, majoritariamente, sendo, em sua maioria, solteiras e sem filhos. A maior parte das participantes indicou possuir renda familiar de até dois salários-mínimos. Com relação ao perfil empreendedor, a principal característica observada entre as discentes que já empreendem foi a Perseverança e o Comprometimento. Quanto às dificuldades percebidas pelas estudantes empreendedoras, se destacou a Dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional e Demora no retorno financeiro. Segundo a percepção das estudantes que ainda não iniciaram uma atividade empreendedora, podemos destacar como dificuldades o Machismo e o Preconceito. Estes achados ajudam a compreender o perfil empreendedor feminino entre as discentes de cursos superiores, especialmente no contexto de um instituto voltado para promoção da ciência, tecnologia e inovação.

The main objective of this work was to describe the female entrepreneurial profile perceived among female students in higher education courses at an Institute of Science, Technology and Innovation in Brazil. To this end, it was decided to carry out research of a primarily quantitative, descriptive nature, whose applied means included bibliographic and field procedures. The sample was composed of a majority of students studying the Bachelor's degree in Administration, followed by students studying Architecture and Urbanism and Information Systems, respectively. The participants were mostly aged between 18 and 29 years old, and were mostly single and without children. Most participants indicated that they had a family income of up to two minimum wages. Regarding the entrepreneurial profile, the main characteristic observed among students who are already entrepreneurship was Perseverance and Commitment. Regarding the difficulties perceived by student entrepreneurs, the Difficulty in reconciling personal and professional life and Delay in financial return stood out. According to the perception of students who have not yet started an entrepreneurial activity, we can highlight Machismo and Prejudice as difficulties. These findings help to understand the female entrepreneurial profile among higher education students, especially in the context of an institute focused on promoting science, technology and innovation.