Agenda 21 como ferramenta para ensino e discussão da sustentabilidade na educação do campo
Dissertação de mestrado
RESUMO: A relação do homem com a natureza ao longo da história seguiu caminhos que levaram a uma crise destrutiva dos recursos naturais, incluindo o próprio homem. Crise esta, que se iniciou no século passado e segue até os dias atuais, quer seja por fatores e catástrofes naturais, ou ainda, pela apropriação e exploração imposta pelo sistema capitalista. Como enfrentamento a esta crise, desde o século passado, têm se promovido encontros para discussão, alerta e proposição de ações capazes de minimizar este problema. Sendo um dos mais relevantes a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Nesta conferência foi elaborado um documento como meio de intervenção à degradação ambiental, chamado de Agenda 21 Global, nome este pelas ações serem propostas para o século XXI. Cada país signatário desenvolveria sua Agenda 21 Nacional que se desdobraria a nível local e escolar. Nesse sentido, apresenta-se como objetivo principal deste trabalho implementar a Agenda 21 na Escola Municipal de Educação Integral e do Campo Francisco José Mattedi, localizada no município de São Gabriel da Palha, Estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, utilizando a metodologia da pesquisa-ação de natureza qualitativa, seguindo as etapas de sensibilização, reflexão, diagnóstico, plano de ação e avaliação. Como resultado, tivemos a formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola - COM-VIDA, composta por estudantes, educadores, funcionários da escola, direção e comunidade externa. Foi organizada por esta Comissão a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com estímulo ao protagonismo juvenil, do qual resultou o projeto com tema Água: fonte de vida e não de lucro. A pesquisa revelou a importância da luta e resistência para se inserir a educação ambiental no sistema de ensino de modo crítico e emancipatório. Concluiu-se que no contexto em que a escola encontra-se inserida houve contribuição da educação ambiental para o envolvimento da comunidade escolar e do entorno em atividades que ampliaram sua percepção frente às questões ambientais para busca de transformações sociais.
ABSTRATC: Man's relationship with nature throughout history has followed paths that have led to a destructive crisis of natural resources, including man himself. This crisis, which began in the last century and continues to the present day, whether by natural factors and catastrophes or by the appropriation and exploitation imposed by the capitalist system. As a counter to this crisis, since the last century, meetings have been held for discussion, alert and proposition of actions capable of minimizing this problem. One of the most relevant is the United Nations Conference on Environment and Development, held in 1992, in the city of Rio de Janeiro - Brazil. In this conference a document was prepared as a means of intervention for environmental degradation, called the Global Agenda 21, this name for the actions being proposed for the 21st century. Each signatory country would develop its National Agenda 21 that would unfold at local and school level. In this sense, the main objective of this work is to implement Agenda 21 at the Municipal School of Integral Education and the Francisco José Mattedi Field, located in the municipality of São Gabriel da Palha, Espírito Santo State. This is an applied research, using qualitative research methodology, following the steps of sensitization, reflection, diagnosis, action plan and evaluation. As a result we had the formation of the Committee on Environment and Quality of Life in school - COM-VIDA, composed of students, educators, school staff, management and external community. The Children and Youth Conference for the Environment was organized by this Commission, with a stimulus for youth protagonism, which resulted in the project Water: source of life and not of profit. The research revealed the importance of struggle and resistance to integrate environmental education into the education system in a critical and emancipatory way. It was concluded that in the context in which the school is inserted there was a contribution of environmental education to the involvement of the school community and the environment in activities that increased their perception of environmental issues in search of social transformations.
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