Razões Pelas Quais Senti
tcc
RESUMO: Como é possível sentir os símbolos da arquitetura? Qual a forma que cada elemento trabalha para tocar o espectador através da tela e, particularmente, atingir um sentimento esperado ou inusitado? Do mesmo modo que a atmosfera de uma residência ou de uma cidade é extremamente importante no mundo tangível, ou seja, tudo aquilo que pode ser percebido e tocado, a atmosfera das cidades fantásticas deve receber a mesma importância. Portanto, quais são os elementos capazes de produzir sentimentos e percepções através de suas aparições? Sob esse aspecto, o arquiteto Peter Zumthor, em seu livro ‘’Atmosferas’’ de 2009, discorre sobre nove respostas sobre o que o move quando tenta projetar ambientes com atmosferas significativas e com qualidade arquitetônica. Entretanto, quando se trata de assimilações sensoriais, as melhores respostas são aquelas sensíveis de um autor, uma vez que, de acordo com Zumthor (2009), a atmosfera é uma forma de comunicação com a percepção emocional que é nada menos um instinto natural de sobrevivência. Diante do exposto, esse trabalho objetiva relacionar os efeitos dos elementos pictóricos da arquitetura que instigam a experiência perceptual das obras cinematográficas animadas. Para tanto, foi feita uma seleção de dez melhores filmes da categoria Best Animated Feature (Melhor Filme de Animação) do Oscar, e, na sequência, foram realizadas análises levando em consideração as associações das nove respostas de Zumthor com as concepções de cada narrativa cinematográfica. As respostas englobam corpo, materiais, sons, cores, layouts, faces, exterior, dimensão e luzes/sombras e, para cada uma, foram capturados os frames mais representativos das animações. Em síntese, após as análises, concluiu-se que as películas exploram os elementos em torno das respostas para criarem atmosferas a fim de despertarem determinados sentimentos no espectador. Além do exposto, foi realizada a diagramação de um art book que compilou de forma sucinta, organizada, ilustrativa e os conceitos abordados no trabalho.
ABSTRACT: How is it possible to feel the symbols of architecture? What is the way in which each element works to touch the viewer through the screen and, particularly, achieve an expected or unexpected feeling? Just as the atmosphere of a residence or a city is extremely important in the tangible world, i.e., everything that can be perceived and touched, the atmosphere of fantastic cities should receive the same importance. Therefore, what are the elements capable of producing feelings and perceptions through their appearances? In this regard, architect Peter Zumthor, in his 2009 book 'Atmospheres,' discusses nine responses to what moves him when trying to design environments with significant atmospheres and architectural quality. However, when it comes to sensory assimilations, the best answers are those sensitive to an author, as, according to Zumthor (2009), atmosphere is a form of communication with the emotional perception that is nothing less than a natural instinct for survival. In light of the above, this work aims to relate the effects of the pictorial elements of architecture that stimulate the perceptual experience of animated cinematic works. To do so, a selection of the top ten films in the Best Animated Feature category at the Oscars was made, and subsequently, analyses were conducted, taking into account the associations of Zumthor's nine responses with the concepts of each cinematic narrative. The responses encompass body, materials, sounds, colors, layouts, faces, exterior, dimension, and lights/shadows, and for each, the most representative frames of the animations were captured. In summary, after the analyses, it was concluded that the films explore the elements around the responses to create atmospheres in order to evoke specific feelings in the viewer. In addition to the above, the layout of an art book was created that succinctly compiled, organized, and illustrated the concepts addressed in the work.
Redes Sociais