Análise de confiabilidade por meio do desgaste das rodas ferroviárias de locomotivas

Gonçalves, Lorena Palaoro (2023)

tcc

RESUMO: As rodas ferroviárias são peças essenciais para o movimento dos trens sobre os trilhos, suportando enormes cargas e enfrentando condições adversas ao longo de sua vida útil. Diante do atual cenário de crescimento da malha ferroviária e na obsessão das indústrias em reduzir cada vez mais os custos com manutenção, busca- se soluções que possam minimizar esse tipo de custo. Perante esse desafio, a pesquisa se concentra em analisar a confiabilidade por meio do desgaste das rodas ferroviárias, buscando entender os mecanismos subjacentes a esse fenômeno e desenvolver estratégias eficazes para prolongar a vida útil das rodas e otimizar a manutenção de um dos itens mais críticos para a ferrovia, a roda ferroviária. A análise foi realizada utilizando o software Weibull++ ReliaSoft, no qual foi possível traçar os gráficos de degradação, confiabilidade, e função densidade de probabilidade. Além de calcular a vida útil das rodas por meio do desgaste e comparar com a atual estratégia de manutenção. Para auxiliar no planejamento e manutenção da empresa foi criado também um painel de controle para identificar as rodas que estão próximas ao fim de vida útil. Por fim, o estudo contribui para aprimorar a estratégia de manutenção e auxiliar no planejamento e programação dos ativos.

ABSTRACT: Railway wheels are essential parts for the movement of trains on rails, supporting enormous loads and facing adverse conditions throughout their useful life. Faced with the current scenario of growth in the rail network and the obsession of industries with reducing maintenance costs more and more, solutions are being sought that can minimize this type of cost. Faced with this challenge, the research focuses on analyzing reliability through the wear of railroad wheels, seeking to understand the mechanisms underlying this phenomenon and to develop effective strategies to extend the life of the wheels and optimize the maintenance of one of the most critical items for the railroad, the railroad wheel. The analysis was carried out using the Weibull++ ReliaSoft software, in which it was possible to plot the degradation, reliability and probability density function graphs. In addition, the useful life of the wheels was calculated using wear and tear and compared with the current maintenance strategy. In order to assist with the company's planning and maintenance, a dashboard was also created to identify wheels that are nearing the end of their useful life. Finally, the study contributes to improving the maintenance strategy and assisting in asset planning and scheduling.


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