Prospecção de patentes como ferramenta de estudo nas metodologias de aprendizagem nos institutos federais

Santos, Gabriela Breda dos (2023)

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A Educação Profissional e Tecnológica – EPT no Brasil, atuando sob uma concepção omnilateral, é relativamente recente e, somente com a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – REFEPCT em 2008, foi possível dar-lhe um novo conceito e propósito. Dentro desta perspectiva, os Institutos Federais possuem grande importância na prospecção, produção, apropriação e transferências de tecnologias, que buscam contribuir com ganhos não só comerciais como, principalmente, sociais das comunidades onde estão inseridos. Contudo, o processo de transferência de tecnologias geralmente é precedido por algumas etapas e contextos como, por exemplo, as estratégias de prospecções de patentes que, cada vez mais, vêm ganhando notoriedade na recente Economia do Conhecimento, e em especial, nos Institutos Federais. Neste contexto, o objetivo que norteou a presente pesquisa foi evidenciar a prospecção e as informações tecnológicas das patentes como ferramentas complementares nas metodologias de aprendizagem nos Institutos Federais. Para o alcance dos resultados esperados, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica e documental, além de usos das bases de dados de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e do Escritório Europeu de Patentes - ESPACENET. Buscou-se entregar dois “passo-a-passos” orientando os leitores iniciantes nessa temática a como procederem com as buscas de patentes, utilizando para tanto as bases citadas. Concluiu-se que o uso das patentes dentro dos Institutos Federais, apesar de todo o potencial de produções técnicas e tecnológicas, ainda é incipiente e escasso, o que demanda maiores estudos e pesquisas teóricas e aplicadas sobre o tema


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