dc.contributor.advisor | Peres, Edenize Ponzo | |
dc.contributor.author | Barbosa, Marcella Pontes de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T11:48:34Z | |
dc.date.available | 2024-03-27T11:48:34Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Marcella Pontes de Oliveira. O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista: abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4515 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Considerando o fato de as variantes linguísticas serem as diferentes formas de falar o nosso Português e sabendo que é a nossa língua materna, o professor de Língua Portuguesa precisa ampliar os recursos de comunicação de seus alunos para atender as demandas sociais de forma adequada. Logo, a presente pesquisa propôs como estratégia de ensino uma sequência didática das variações da Língua Portuguesa utilizando o gênero textual entrevista, sob o enfoque da Sociolinguística Educacional. Para isso, foi realizado um trabalho que consistiu na conscientização das diversidades linguísticas bem como a contribuição para um bom domínio das várias modalidades do Português. A proposta de intervenção foi realizada em duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Rio Novo do Sul – ES. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, sob o enfoque da pesquisa-ação. O suporte teórico está ancorado em autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (1999, 2007), Geraldi et al (2012), Zilles; Faraco (2015), Mollica (2021), Coelho et al. (2021), além de autores que discutem a oralidade e o gênero textual entrevista, tais como Antunes (2009), Dolz, Noverraz; Schneuwly (2004), Koch & Elias (2010), Marcuschi (2002, 2010 e 2014) e Bakhtin (2016). | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Considering the fact that lingustic variants are the different ways of speaking our Portuguese and knowing that is our mother tongue, the Portuguese language teacher needs to expand the communication resources of his students to meet social demands in an appropriate way. Therefore, the present research proposed as a teaching strategy a didactic sequence of the variations of the Portuguese language using the textual genre interview, under the focus of Sociolinguistics Educational. To this end, a work was carried out that consisted of raising awareness of linguistic diversities as well as contributing to a good mastery of the various modalities of Portuguese. The educational intervention proposal was carried out in two eighth-grade classes of Elementary Schooll of a state school located in the municipality of Rio Novo do Sul – ES. The methodology adopted was qualitative research, under the focus of action research. The theoretical support is anchored in authors such as Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (1999, 2007), Geraldi et al (2012), Zilles; Faraco (2015), Mollica (2021), Coelho et al. (2021), as well as authors who discuss orality and the textual genre interview, such as Antunes (2009), Dolz, Noverraz; Schneuwly (2004), Koch & Elias (2010), Marcuschi (2002, 2010 e 2014) e Bakhtin (2016). | pt_BR |
dc.format.extent | 105 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Variação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação oral | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da Linguagem e Prática Social | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras – Profletras | |
dc.contributor.member | Peres, Edenize Ponzo | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Souza, Santinho Ferreira | |
Redes Sociais