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O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional

dc.contributor.advisorPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.authorBarbosa, Marcella Pontes de Oliveira
dc.date.accessioned2024-03-27T11:48:34Z
dc.date.available2024-03-27T11:48:34Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBARBOSA, Marcella Pontes de Oliveira. O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista: abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4515
dc.description.abstractRESUMO: Considerando o fato de as variantes linguísticas serem as diferentes formas de falar o nosso Português e sabendo que é a nossa língua materna, o professor de Língua Portuguesa precisa ampliar os recursos de comunicação de seus alunos para atender as demandas sociais de forma adequada. Logo, a presente pesquisa propôs como estratégia de ensino uma sequência didática das variações da Língua Portuguesa utilizando o gênero textual entrevista, sob o enfoque da Sociolinguística Educacional. Para isso, foi realizado um trabalho que consistiu na conscientização das diversidades linguísticas bem como a contribuição para um bom domínio das várias modalidades do Português. A proposta de intervenção foi realizada em duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Rio Novo do Sul – ES. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, sob o enfoque da pesquisa-ação. O suporte teórico está ancorado em autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (1999, 2007), Geraldi et al (2012), Zilles; Faraco (2015), Mollica (2021), Coelho et al. (2021), além de autores que discutem a oralidade e o gênero textual entrevista, tais como Antunes (2009), Dolz, Noverraz; Schneuwly (2004), Koch & Elias (2010), Marcuschi (2002, 2010 e 2014) e Bakhtin (2016).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Considering the fact that lingustic variants are the different ways of speaking our Portuguese and knowing that is our mother tongue, the Portuguese language teacher needs to expand the communication resources of his students to meet social demands in an appropriate way. Therefore, the present research proposed as a teaching strategy a didactic sequence of the variations of the Portuguese language using the textual genre interview, under the focus of Sociolinguistics Educational. To this end, a work was carried out that consisted of raising awareness of linguistic diversities as well as contributing to a good mastery of the various modalities of Portuguese. The educational intervention proposal was carried out in two eighth-grade classes of Elementary Schooll of a state school located in the municipality of Rio Novo do Sul – ES. The methodology adopted was qualitative research, under the focus of action research. The theoretical support is anchored in authors such as Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (1999, 2007), Geraldi et al (2012), Zilles; Faraco (2015), Mollica (2021), Coelho et al. (2021), as well as authors who discuss orality and the textual genre interview, such as Antunes (2009), Dolz, Noverraz; Schneuwly (2004), Koch & Elias (2010), Marcuschi (2002, 2010 e 2014) e Bakhtin (2016).pt_BR
dc.format.extent105 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLinguística aplicada – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Variaçãopt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacionalpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da Linguagem e Prática Socialpt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras – Profletras
dc.contributor.memberPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.memberSouza, Santinho Ferreira


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