Alfabetização e letramento, desafios na aprendizagem pós-pandemia do Covid 19

Gomes, Jaciara de Souza (2024)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: A etapa da alfabetização é de grande importância para a formação do educando, desta forma é preciso que seja um processo consistente atrelado ao letramento. Portanto, o presente trabalho de conclusão de curso, intitulado como: Alfabetização e Letramento, Desafios na Aprendizagem Pós-Pandemia do Covid 19, tem como objetivo investigar os desafios na aprendizagem para o contexto de alfabetização e letramento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, antes e após a pandemia do covid-19. As principais bases teóricas são os estudos de Soares (2004, 2007), Kleiman (2005, 2016) e Luiz (2020), tratando-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Foram utilizadas como fonte de pesquisa livros, artigos, trabalho de conclusão de curso e dissertações que abordam a temática do estudo. Foram feitas buscas por meio eletrônico, nos seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online – SCIELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Com intuito de apresentar estudos acerca da alfabetização pós-pandemia do covid-19, foram analisadas as pesquisas de Luiz (2020), Mendes (2021) e Almeida, Serafim e Tavares (2022). Espera-se que o presente estudo traga entendimento sobre essa temática, fazendo com que haja reflexão sobre a importância desses processos para o ensino-aprendizagem.

ABSTRACT: The literacy stage is of great importance for the student's training, so it needs to be a consistent process linked to the learning or reading and writing according to social use and contexts. Therefore, this study, whose title is “Literacy, reading and writing, the challenges faced before and after a post-pandemic period of COVID 19”, aims to investigate the challenges in learning in the context of literacy for the early years of Elementary School, before and after the covid-19 pandemic. The main theoretical bases are the studies of Soares (1998, 2004, 2007), Kleiman (2005, 2016) and Luiz (2020), and it is a bibliographic study with a qualitative approach. Books, articles, researches and dissertations that address the study theme were used as sources in the study. Searches were carried out electronically in the following databases: Scientific Electronic Library Online – SCIELO, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Catalog of Theses and Dissertations – CAPES. In order to present studies on literacy after the Covid-19 pandemic, we analyzed the research carried by Luiz (2020), Mendes (2021) and Almeida, Serafim and Tavares (2022). It is hoped that the present study will bring understanding to this topic, leading to reflection on the importance of these processes for teaching-learning.


Collections: