PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DO GÊNERO CONTO
tcc
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma prática pedagógica para o ensino de leitura literária. A experiência ocorreu em uma turma de alunos privados de liberdade do 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Nelson Mandela, localizada em Viana-ES. A prática envolveu seis aulas de uma hora cada para o desenvolvimento de atividades que objetivaram o ensino de leitura de literatura com foco no letramento literário, na experiência literária significativa, na criação do hábito de leitura literária, no aprimoramento da criticidade e na formação humana. A metodologia baseou-se na estratégia Sequência Básica, fundamentada na obra “Letramento Literário: teoria e prática” de Cosson (2014). A estratégia é a sistematização da leitura de literatura por intermédio de quatro atividades práticas: motivação, introdução, leitura e interpretação. As atividades foram balizadas por meio do Conto de Escola, obra de Machado de Assis. A escolha do gênero justifica-se por se tratar de uma narrativa curta e intensa. Em particular, este conto traz uma temática que dialoga com os estudantes participantes da pesquisa. Esta experiência permitiu um avanço na turma no tocante à leitura de literatura e na capacidade de estabelecer estratégias de leitura que culminou na capacidade de propor novos desfechos para a obra por meio de produção textual.
Abstract: This work aims to present the results of pedagogical practice for teaching literary reading. The experience took place in a group of students deprived of liberty in the 3rd year of high school at EEEFM Nelson Mandela, located in Viana-ES. The practice involved six classes of one hour each for the development of activities aimed at teaching literature reading with a focus on academic literacy, meaningful literary experience, creation of the habit of literary reading, improvement of criticality, and human development. The methodology was based on the Basic Sequence strategy, based on the work “Literary Literacy: Theory and Practice” by Cosson (2014). The strategy is systematizing literature reading through four practical activities: motivation, introduction, reading, and interpretation. The activities were based on the School Tale, a work by Machado de Assis. The choice of genre is justified because it is a short and intense narrative. In particular, this short story brings a theme that dialogues with the students participating in the research. This experience allowed the class to advance in terms of reading literature and the ability to establish reading strategies that culminated in the ability to propose new outcomes for the work through textual production.
Redes Sociais