Proposta para priorizar ações de melhoria em uma empresa do setor elétrico

Nunes, Kelmer Corrêa (2024)

tcc

RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso realiza um estudo de caso que traz uma proposta para priorizar ações de melhoria em uma empresa do setor elétrico. Este estudo de caso é realizado em uma empresa multinacional, focando a análise no estado do Espírito Santo. Tendo como objetivo, propor ações para a melhoria no desempenho operacional, com intuito de analisar os processos operacionais da área escolhida, identificando e priorizando possíveis causas que afetam o desempenho da operação, e propondo ações para a melhoria do processo analisado, a partir da aplicação e orientação da metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), focando apenas em sua primeira fase o PLAN (PLANEJAMENTO), com o uso do conceito lean, ferramentas da qualidade, entre outras ferramentas de gestão para o alcance dos objetivos do estudo. Com isso, identificando o problema “Taxa de rejeições em campo elevada” para análise. Pode-se ver através das análises a importância que esse problema tem devido ao grande impacto que traz nos resultados. Impactando diretamente na produtividade e na eficiência do processo do corte. Em que sua diminuição/resolução pode trazer grandes benefícios de produtividade, eficiência para o desempenho operacional e financeiro para empresa, ao estipula uma meta de diminuição das ocorrências de rejeita aceita de 64,21% (sessenta e quatro vírgula vinte e um por cento), diminuição de 10% (dez por cento) do que foi encontrado no período de análise, em relação a rejeita geral (Rejeita Aceita e Erro de rejeita).

ABSTRACT: This end-of-course study presents a proposal for prioritizing improvement actions in a company in the electricity sector. This case study is carried out in a multinational company, focusing the analysis on the state of Espírito Santo. Its objective is to propose actions to improve operational performance, with the aim of analyzing the operational processes of the chosen area, identifying and prioritizing possible causes that affect the performance of the operation, and proposing actions to improve the analyzed process, based on the application and guidance of the PDCA (Plan-DoCheck-Act) methodology, focusing only on its first phase, PLAN, with the use of the lean concept, quality tools, among other management tools to achieve the objectives of the study. As a result, the problem "High rejection rate in the field" was identified for analysis. It can be seen from the analysis how important this problem is due to the major impact it has on results. It has a direct impact on productivity and the efficiency of the cutting process. Its reduction/resolution can bring great benefits in terms of productivity, efficiency for the company's operational and financial performance, by setting a target of reducing the occurrences of accepted rejects by 64.21% (sixty-four point twenty-one percent), a reduction of 10% (ten percent) of what was found during the analysis period, in relation to overall rejects (Accepted Rejects and Reject Errors).


Colecciones: