O POTENCIAL DA LITERATURA INFANTIL PARA PREVENÇÃO ESCOLAR DO ABUSO SEXUAL
tcc
Tendo em vista a responsabilidade da escola, a partir da Educação Infantil, em contribuir para o desenvolvimento da criança a salvo de toda forma de violência e também considerada a importância da produção literária para a formação humana, a presente pesquisa procura validar o potencial educativo do trabalho com a literatura na escola a partir de prática que favoreça reflexões capazes de colaborar com a prevenção à violência sexual de crianças. Para viabilizar essa investigação resultante da conexão entre estudos bibliográficos associados à proposta de intervenção pedagógica validada por meio de questionário, foram estudadas prerrogativas literárias da Base Nacional Comum Curricular sob considerações teóricas de Andruetto (2008), Candido (2011) e Zilberman (2015), além de terem sido promovidos estudos sobre os conceitos de violência e de educação sexual. Por meio de análise de conteúdo, verificou-se potencialidade do trabalho escolar com a literatura também para despertar noções preventivas ao abuso sexual infantil, embora tenham sido identificadas resistências para a efetivação desse tipo de trabalho educativo na contemporaneidade.
Considering the school's responsibility, starting from Early Childhood Education, to contribute to the child's development free from all forms of violence, and also recognizing the importance of literary production for human formation, this present research seeks to validate the educational potential of working with literature in schools through practices that foster reflections capable of contributing to the prevention of child sexual violence. To facilitate this investigation resulting from the connection between bibliographic studies associated with the pedagogical intervention proposal validated through a questionnaire, literary prerogatives of the National Common Curricular Base were studied under theoretical considerations of Andruetto (2008), Candido (2011), and Zilberman (2015). Studies were also conducted on the concepts of violence and sexual education. Through content analysis, the potential of school work with literature was verified to also evoke preventive notions against child sexual abuse, although resistances were identified for the effective implementation of this type of educational work in contemporary times.
Redes Sociais