O ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos do Ifes Campus Vitoria
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos do IFES, campus Vitória, destacando desafios e estratégias utilizados para proporcionar uma educação mais eficaz. A metodologia empregada envolveu um amplo levantamento bibliográfico, baseado em fontes acadêmicas especializadas. Realizou-se um estudo de caso através de entrevistas com duas professoras da área de Letras, que lecionam em cursos de tecnologia da instituição. Essa interação possibilitou identificar a importância do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) para o desenvolvimento desses estudantes. A pesquisa ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para a comunicação e o aprendizado do indivíduo surdo no ambiente acadêmico e em outros contextos sociais. Os resultados revelam a complexidade do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, destacando a relevância do suporte prestado pelo núcleo. Mostrando-se fundamental para auxiliar os educadores na adaptação de suas práticas pedagógicas, permitindo uma abordagem efetiva e inclusiva.
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