Proposta de implantação de um método de controle da qualidade em uma Empresa Júnior

Delfino, Laísa Guimarães (2023)

tcc

Este trabalho tem como objetivo propor e validar a implantação de um método de controle da qualidade em uma Empresa Júnior. O método visa melhorar os processos e a eficiência da empresa. O enquadramento metodológico adotado para este estudo foi classificado como um estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos, foram seguidas as seguintes etapas: diagnóstico e identificação dos macroprocessos existentes na empresa júnior; descrição das principais características da empresa júnior; desenho do modelo de controle da qualidade a ser aplicado, baseado em conceitos e ferramentas reconhecidas na literatura; estruturação do modelo de implementação do método, contendo as etapas, os recursos, os prazos e os indicadores de avaliação; e simulação do modelo de controle da qualidade em um problema real, que envolveu a participação de 16 membros. Como indicador para verificar a eficácia da ferramenta elaborada, foi aplicado um questionário baseado no Net Promoter Score (NPS) após a simulação, que obteve o resultado de cliente “Promotor” e taxa de aprovação de 100%. A proposta deste trabalho é contribuir para o aprimoramento dos processos e a garantia da qualidade dos serviços oferecidos pela Empresa Júnior, bem como para o desenvolvimento de competências profissionais e acadêmicas dos estudantes de graduação. A implantação do método de controle da qualidade possibilitará uma gestão mais eficiente, redução de erros e retrabalhos, aumento da satisfação dos clientes e fortalecimento da reputação da empresa no mercado.

This undergraduate thesis aims to propose and validate the implementation of a quality control method in a Junior Enterprise. The method aims to improve the processes and the efficiency of the company. The methodological framework adopted for this study was classified as a case study. To achieve the proposed objectives, the following steps were followed: diagnosis and identification of the macroprocesses existing in the junior enterprise; description of the main characteristics of the junior enterprise; design of the quality control model to be applied, based on concepts and tools recognized in the literature; structuring of the implementation model of the method, containing the steps, the resources, the deadlines and the evaluation indicators; and simulation of the quality control model in a real problem, which involved the participation of 16 members. As an indicator to verify the effectiveness of the tool developed, a questionnaire based on the Net Promoter Score (NPS) was applied after the simulation, which obtained the result of “Promoter” customer and 100% approval rate. The proposal of this work is to contribute to the improvement of the processes and the guarantee of the quality of the services offered by the Junior Enterprise, as well as to the development of professional and academic skills of the undergraduate students. The implementation of the quality control method will enable a more efficient management, reduction of errors and rework, increase of customer satisfaction and strengthening of the company’s reputation in the market.


Collections: