Websites da sustentabilidade na EPT do ensino médio

Vidal, José Roberto da Silva (2023)

tcc

RESUMO: O cyberpunk, em essência, pressagia sociedades futuristas com tecnologia sofisticada à disposição das classes privilegiadas a expensas da degradação social, dos riscos à saúde e danos ambientais, condição não muito distante de nossas cidades modernas, que, sob a égide do capitalismo industrial e financeiro – e seus abusos –, vêm se tornando hostil aos diversos ecossistemas do planeta. A proposta pedagógica, então, mediante uma pesquisa bibliográfica qualitativa e aplicada, propõe desenvolver um objeto de aprendizagem criativo, dinâmico, lúdico e crítico para a Educação Ambiental na modalidade da EPT do Ensino Médio, visando ao apelo das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável, combater as mudanças do clima e engajar-se a favor da justiça climática. Para isso, por meio dos artigos Sustentabilidade na Educação Profissional e Tecnológica e A importância da construção de websites para a divulgação de atividades acadêmicas, respectivamente, de Libanio e Nascimento e de Muenchen et al., o estudo reuniu evidências com o propósito de justificar que a construção de websites, pelos próprios alunos, sob a supervisão do educador, garante uma estratégia eficaz não apenas para a formação dos futuros profissionais do mercado de trabalho, mas também para a conscientização acerca da necessidade premente de agir de modo sustentável, adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas e promover a resiliência das comunidades locais mais vulneráveis – diante de eventos climáticos extremos.


Collections: