Show simple item record

O processo de formação de estratégias na instituição de educação superior privada : múltiplos interesses articulados no formalismo

dc.contributor.authorChristo, Simone de Souza
dc.contributor.authorSilva, Alfredo Rodrigues Leite da
dc.contributor.authorSilva Júnior, Annor da
dc.contributor.authorSilva, Priscilla de Oliveira Martins da
dc.date.accessioned2017-01-19T15:12:59Z
dc.date.available2017-01-19T15:12:59Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationSOUZA, Simone de et al. O processo de formação de estratégias na instituição de educação superior privada: múltiplos interesses articulados no formalismo. REGE, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 435-452, jul./set. 2012.
dc.identifier.issn1809-2276
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/44
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo deste artigo é compreender o processo pelo qual a formação de estratégias em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada se relaciona com os múltiplos interesses que se estabelecem entre a IES e a regulamentação governamental. A discussão teórica levou ao entendimento de que essa articulação pode ser esclarecida quando se considera que, na relação entre a mantenedora e a mantida o processo de formação de estratégias polariza-se num continuum entre a emergência e a deliberação (MINTZBERG, 1978, 1988; MINTZBERG; WATERS, 1985), permeado pelo isomorfismo institucional (DIMAGGIO; POWELL, 1983), que é motivado pela regulamentação governamental. Para legitimar empiricamente essa discussão, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa (YIN, 2001; TRIVIÑOS, 1987) em uma IES privada. Os dados foram coletados via triangulação (JICK, 1979) e submetidos à análise temática de conteúdo (BARDIN, 1977; MINAYO, 2001). Os resultados evidenciam que a articulação dos múltiplos interesses com a regulamentação governamental faz com que o processo de formação de estratégias na IES pesquisada siga uma lógica tipicamente formalística (RIGGS, 1964).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The main goal of the paper is to understand how the process of strategy formation at a private HigherEducational School (HES) is related with multiples interests that are established between the HES and the governmental regulation. The theoretical discussion conduct to the understanding that this articulation may be clarified when is considered that the relation between the maintaining and the maintained of the HES, theprocess of strategy formation is polarized at the continuum between the emergency and the deliberation (Mintzberg, 1978; 1988; Mintzberg; Waters, 1985) involved by the institutional isomorphism (DiMaggio; Powell, 1983) that is motivated by the governmental regulation. In way of empirically legitimate thisdiscussion, it was realized a qualitative case study (Yin, 2001; Triviños, 1987) at a private HES. Data werecollected via triangulation (Jick, 1979) and submitted a thematic contend analyses (Bardin, 1977; Minayo,2001). Results signalizes that the articulation of multiples interests with the governmental regulation conductthe process of strategy formation at the HES to a logic typically formalistic (Riggs, 1964).
dc.format.extentp. 435-452
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherREGEpt_BR
dc.relation.ispartofREGE, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 435-452, jul./set. 2012.
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de estratégiaspt_BR
dc.subjectInstituição de educação superior
dc.titleO processo de formação de estratégias na instituição de educação superior privada : múltiplos interesses articulados no formalismopt_BR
dc.title.alternativeThe process of formulating strategies at a private institution of higher education : multiple interests articulated on formalism
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.publisher.local, São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6936626260076562
dc.description.affiliationIfesCampus Guarapari
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49920
dc.identifier.sciencedirectS1809227616303186


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record