Corpo e sensibilidade na arquitetura: uma discussão sobre o subjetivo na construção dos espaços

Fabre, Maria Cecília Altoé (2023-06-30)

tcc

RESUMO:As experiências que temos com um lugar estão diretamente relacionadas a forma como vivenciamos um espaço. Entretanto, com o decorrer do tempo, o surgimento de novos materiais e a consolidação de um estilo de vida apressado, a arquitetura, mediadora da vida e palco dos acontecimentos, transformou-se: com funções práticas e estética pouco trabalhada, a dimensão corpórea e a capacidade de impressionar os afetos dos sujeitos foram largadas em ostracismo. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo explorar os sentidos na arquitetura, utilizando a fenomenologia como base, e propor um projeto de jardim sensorial que estimule a percepção visual, tátil e olfativa. Para isso, foi realizado um passeio sensorial, à moda da deriva situacionista, em um recorte urbano da cidade de Colatina, afim de investigar como ela se expressa sensorialmente, — seus odores, encantos visuais seu som. Os dados foram sintetizados em um mapa sensorial para melhor análise. Em seguida foi escolhido um espaço, uma praça, para realizar um ensaio projetual paisagístico. O foco do projeto foi a promoção de expressões multissensoriais e sinestésicas, dentro de um ambiente que se apropria do tempo, da memória e da dimensão corpórea (tanto física quanto subjetiva).

ABSTRACT: The experiences we have with a place are directly related to how we experience a space. However, with the passage of time, the emergence of new materials and the consolidation of a hurried lifestyle, architecture, mediator of life and stage of events, was transformed: with practical functions and aesthetics little worked on, the corporeal dimension and the ability to impress the subjects' affections were ostracized. In this context, this work aims to explore the senses in architecture, using phenomenology as a basis, and propose a sensory garden project that stimulates visual, tactile and olfactory perception. To this end, a sensorial tour was carried out, in the style of situationist drift, in an urban area of the city of Colatina, in order to investigate how it expresses itself sensorially, — its odors, visual charms and sound. The data was synthesized into a sensory map for better analysis. Next, a space was chosen, a square, to carry out a landscape design test. The focus of the project was the promotion of multisensory and kinesthetic expressions, within an environment that appropriates time, memory and the bodily dimension (physical and subjective).


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