Show simple item record

CURADORIA DIGITAL: SELEÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

dc.contributor.advisorPassos, Profa. Dra. Marize Lyra Silva
dc.contributor.authorSaid, Anna Christina Castro Corrêa
dc.date.accessioned2024-03-19T13:46:05Z
dc.date.available2024-03-19T13:46:05Z
dc.date.issued2023-08
dc.identifier.citationAREA MOREIRA, M. Los medios de enseñanza: conceptualización y tipología. Web de Tecnología Educativa. Universidad La Laguna, 2010. Disponível em: https://ced.enallt.unam.mx/blogs/socio-pragmatica/files/2013/06/ManuelMoreira1.pdf. Acesso em: 7 out. 2020. ASEGA, Fernanda Katherine. Avaliando as potencialidades de um game para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa. São Paulo: 2015. ARAÚJO, Fabricio O.; ARAÚJO, Gilderlanio S.; LIMA, Maria Cilene S. O letramento digital sob a luz da Web 2.0: experiências de um projeto de inclusão digital. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE, XXI, João Pessoa, 2010. Anais...João Pessoa: SBIE, 2010. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BISHOP, Alan J. Aspectos sociales y culturales de la Educación Matemática. Enseñanza de las ciências, Barcelona, v. 6, n. 2, p. 121-125, 1988. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/39101207_Aspectos_sociales_y_culturales _de_la_educacion_matematica. Acesso em: 14 jan. 2023. BONA, Berenice de Oliveira. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Experiências em ensino de ciências, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 35-55, 2009. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/ eenciojs/index.php/eenci/article/view/300/276. Acesso em: 26 fev. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. CORTELLA, Mário Sergio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Educação e formação de pessoas em tempos velozes. Campinas, SP: Papirus, v. 7, 2015. COSTA, Eugênio Pacceli; POLITANO, Paulo Rogério; PEREIRA, Néocles Alves. Exemplo de aplicação do método de Pesquisa-ação para a solução de um problema de sistema de informação em uma empresa produtora de cana-de-açúcar. Gestão e Produção, São Carlos, v. 21, n. 4, p. 895–905, 2014. Disponível em: https://www.sci elo.br/j/gp/a/cWwdyB7xyhxdWMqfLDthRBb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022. COSTA, Fernando Albuquerque Costa; VISEU, Sofia. Formação – Acção – Reflexão: um modelo de preparação de professores para a integração curricular das TIC. In: COSTA, Fernando; PERALTA, Helena; VISEU, Sofia (Eds.). As TIC na educação em Portugal: concepções e práticas. Portugal: Porto Editora, 2008, p. 238-259. COUTINHO, Isa de Jesus; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Os desafios e possibilidades de uma prática baseada em evidências com jogos digitais nos cenários educativos. In: ALVES, L. R. G.; COUTINHO, I. J. (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: Campinas, 2016, p. 105-122. COUTINHO, Isa De Jesus. Avaliação da qualidade de jogos digitais educativos: trajetórias no desenvolvimento de um instrumento avaliativo. 2017. 161f. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/636/1/TESE%20ISA%20CO UTINHO.pdf. Acesso em: 25 maio 2020. CURADORIA. MICHAELIS: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t =0&palavra=curadoria. Acesso em: 5 mar. 2023. DESCHAINE, Mark Edward; SHARMA, Sue Ann. The five Cs of digital curation: supporting twenty-first-century teaching and learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, Parkville, Missouri, USA, v. 10, p. 19-24, 2015. Disponível em: https://files. eric.ed.gov/fulltext/EJ1074044.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022. DESCHAINE, Mark Edward; SHARMA, Sue Ann. Digital curation: A framework to enhance adolescent and adult literacy initiatives. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 60, n. 1, p. 71-78, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/ publication/301486960_Digital_Curation_A_Framework_to_Enhance_Adolescent_an d_Adult_Literacy_Initiatives. Acesso em: 7 set. 2022. DESCHAINE, Mark Edward; SHARMA, Sue Ann. Digital curation and complex decision making: A school district’s literacy initiative. Journal of Media Literacy Education, v. 14, n. 3, p. 66-78, 2022. Disponível em: https://digitalcommons. uri.edu/jmle/vol14/iss3/6/. Acesso em: 17 jan. 2023. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GREGOLIN, Maira Valencise; MEDEIROS, Leandro. Jogos digitais no aprendizado de conceitos matemáticos: o desafio da escolha pelo professor. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, v. 18, n. 2, p. 200-215, 2017. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/375/258. Acesso em: 21 out. 2022. HUIZINGA, JOHAN. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MCKAY, Judith; MARSHALL, Peter. Shaping a process model for action research. In: PACIS 2001 Proceedings, p. 37, 2001a. Disponível em: https://www.academia.edu/ 33452396/Shaping_a_Process_Model_for_Action_Research. Acesso em: 13 mai 2022. MCKAY, Judy; MARSHALL, Peter. The dual imperatives of action research. Information Technology & People, v. 14, n. 1, p. 46-59, 2001b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220437083_The_dual_imperatives_of_actio n_research. Acesso em: 4 jul 2022. MATTOS, Mára Beatriz Pucci de. Avaliação de software educacional nas escolas do Município de Natal, Brasil: concepção e desenvolvimento de instrumentos para certificação de qualidade. 2016. 420 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal, 2016. Disponível em: http://repositorium.sdum. uminho.pt/bitstream/1822/45258/1/Mara%20Beatriz%20Pucci%20de%20Mattos.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017. MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Lamparina: Rio de Janeiro, 2006. PASSOS, Marize Lyra Silva. Curadoria e elaboração de material didático. In: CEFOR. Workday 24 de agosto 2020, (1h36m19s), 2020. Disponível em: https://www.marizepassos.com/post/curadoria-e-elabora%C3%A7%C3%A3o-dematerial-did%C3%A1tico. Acesso em: 6 abr. 2022. PINHEIRO, Anderson Cangane; RUMENOS, Nijima Novello; TEZANI, Thaís C. Rodrigues. Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de ciências e matemática: uma breve análise. Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 266-288, 2016. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/ InFor2120163/pdf. Acesso em: 10 jul. 2020. PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. SANTOS, William de Souza. PAJDE: um modelo de avaliação para jogos digitais educacionais. 2018. 160 f. Tese (Doutorado) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bits tream/fieb/895/1/William%20de%20Souza%20Santos.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020. SCHNEIDER, Jorge. Softwares educacionais para o ensino da matemática no Ensino Médio. Vitória: 2019. 202 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Educação em Ciência e Matemática (EDUCIMAT), Vitória, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/vie wTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8827624. Acesso em: 2 set. 2021. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. TRIPP, D. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ 3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 out. 2022. TSYBULSKY, Dina. Curadoria digital para promover a aprendizagem personalizada: um estudo das experiências de aprendizagem de estudantes de ciências do Ensino Médio. Journal of Research on Technology in Education, 2020, v. 52, n. 3, p. 429-440. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15391523. 2020.1728447. Acesso em: 12 jul. 2022. VALENTE, José (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas-SP: UNICAMP/NIED, 1998. VITÓRIA. Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Vitória: Secretaria de Educação, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4484
dc.description.abstractAs tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos espaços educacionais e os professores as têm utilizado em suas ações. Os alunos são nativos digitais e possuem habilidade, interesse e prazer diante do seu uso. Entre as tecnologias disponíveis destacamos a utilização dos jogos educacionais digitais que podem tornar a aprendizagem mais atraente para esta geração já familiarizada com o uso destes recursos digitais. Esta foi uma pesquisa-ação com o objetivo de analisar as contribuições do curso e extensão “Oficina de Curadoria de Jogos Digitais de Matemática”, formação ofertada os professores da Prefeitura Municipal de Vitória ES, voltada a seleção e organização de jogos digitais educacionais para o ensino de matemática no contexto do Ensino fundamental. Para ajudar estes educadores no processo de análise e seleção dos jogos que contemplem os conteúdos curriculares do ensino de Matemática, este trabalho apresenta o Guia Orientador para Curadoria de Jogos Digitais de Matemática elaborado durante a execução da pesquisa e do curso de extensão “Oficina de Curadoria de Jogos Digitais de Matemática”. O curso foi ofertado no formato de oficina que teve 21 inscritos dos quais 15 participantes chegaram ao seu final. Durante a oficina ocorreram encontros híbridos e atividades desenvolvidas de forma assíncronas, síncronas e semipresenciais. Os resultados obtidos na utilização do guia orientador foram assertivos e facilitadores do trabalho do professor no processo de curadoria dos jogos digitais para o ensino de matemática, integrando qualidade na abordagem dos conteúdos curriculares e na organização dos jogos digitais de maneira criteriosa e organizada.pt_BR
dc.description.abstractDigital technologies are increasingly present in educational spaces and teachers have used them in their actions. Students are digital natives and have ability, interest and pleasure in using it. Among the available technologies, we highlight the use of digital educational games that can make learning more attractive for this generation already familiar with the use of these digital resources. This was an action research with the objective of analyzing the contributions of the extension course “Oficina de Curadoria de Jogo Digitais de Matemática”, training offered to teachers at the Municipality of Vitória-ES, focused on the selection and organization of educational digital games for teaching mathematics in the context of Elementary School. To help these educators in the process of analyzing and selecting games that cover the curricular contents of Mathematics teaching, this work presents the Guiding Guide for Curating Digital Mathematics Games prepared during the execution of the research and the extension course “Oficina de Curadoria of Digital Mathematics Games”. The course was offered in a workshop format with 21 participants, of which 15 participants reached the end. During the workshop, there were hybrid meetings and activities developed in asynchronous, synchronous and semi-presential ways. The results obtained when using the guidance guide were assertive and facilitated the teacher's work in the process of curating digital games for teaching mathematics, integrating quality in the approach to curricular content and in the organization of digital games in a careful and organized manner.pt_BR
dc.format.extent172 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCuradoria digital. Jogos digitais. Ensino de matemática.pt_BR
dc.subjectDigital curation. Digital games. Mathematics teaching.pt_BR
dc.titleCURADORIA DIGITAL: SELEÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaTecnologias educacionaispt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberNobre, Profa. Dra. Isaura Alcina Martins
dc.contributor.memberSad, Profa. Dra. Ligia Arantes
dc.contributor.memberMoreira, Profa. Dra. Nilcea Elias Rodrigues


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record