Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde na educação profissional e tecnológica (EPT): proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em controle ambiental integrado ao ensino médio
tcc
RESUMO: A pesquisa aborda o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando a importância dessa gestão para a saúde pública e o meio ambiente. O objetivo foi propor uma intervenção pedagógica inovadora no Curso Técnico em Controle Ambiental, integrado ao ensino médio, visando formar profissionais aptos a gerenciar resíduos de serviços de saúde. A metodologia foi a utilização da Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) como estratégia pedagógica exploratória. A pesquisa se concentra nos alunos do 1º ano, empregando instrumentos como pesquisa independente, discussões em grupo e relatórios finais. Assim, concluiu-se que a proposta de intervenção, fundamentada na ABRP, busca preencher lacunas na formação ambiental, capacitando alunos para a gestão eficiente de resíduos de serviços de saúde. A abordagem dinâmica contribui para o preparo de profissionais conscientes de suas responsabilidades ambientais, enfrentando desafios urgentes no cenário da EPT. Palavras-chave: Resíduos de Saúde; Educação Profissional; Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas.
ABSTRACT: The research addresses the management of waste from health services in Professional and Technological Education (EPT), highlighting the importance of this management for public health and the environment. The objective was to propose an innovative pedagogical intervention in the Technical Course in Environmental Control, integrated into high school, aiming to train professionals capable of managing waste from health services. The methodology was the use of Learning Based on Problem Solving (ABRP) as an exploratory pedagogical strategy. The research focuses on 1st year students, using instruments such as independent research, group discussions and final reports. Thus, it was concluded that the intervention proposal, based on ABRP, seeks to fill gaps in environmental training, training students for the efficient management of waste from health services. The dynamic approach contributes to the preparation of professionals aware of their environmental responsibilities, facing urgent challenges in the EPT scenario. Keywords: Healthcare Waste; Professional education; Learning Based on Problem Solving.
Redes Sociais