DeathRate: um jogo sério para auxiliar na compreensão dos impactos de políticas públicas para combater pandemias

Oliveira, André Altivo de (2023)

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Nos últimos anos, passamos pela grande epidemia do Coronavírus, covid-19, que teve mais de 760 milhões de infectados e causou a morte de mais de 6 Milhões de pessoas (OMS, 2023). 1 Pandemia é uma epidemia que ocorre em vários países ao mesmo tempo. Além da Covid, tivemos inúmeras epidemias na história como: a Gripe Espanhola que contaminou 27% da população global da época (FERREIRA, 2020; HICKOK, 2020), a Varíola que foi um problema por séculos e a Peste Bubônica que chegou a estimativas de 1⁄3 da população europeia da época. Porém, apesar das inúmeras pandemias que tivemos na história, a desinformação, a falta de conhecimento de como funcionam e de como enfrentá-las e as noticias falsas são grandes problemas atualmente. Uma técnica que tem sido cada vez mais empregada por empresas e centros educacionais para evitar a desinformação e a propagação de falsas notícias é a utilização de Jogos Sérios, que são jogos com objetivo de informar sobre algo de forma lúdica, visando facilitar o aprendizado. Neste projeto, desenvolvemos um Jogo Sério com a função de conscientizar sobre a propagação de doenças infecciosas e quais são as consequências das políticas públicas para o combate delas. Durante o jogo, o jogador recebe vários cenários que possuem objetivos relacionados a etapas de pandemias e a tipos de doenças. O jogo possui uma interface de ações que terão custos e essas ações irão influenciar positivamente ou negativamente a propagação da doença. Entre as ações estão campanhas de marketing, investimento em pesquisa e investigação, ações de distanciamento, além de medidas públicas para que a população possa seguir de forma mais compreensiva as demandas de combate. Para isso, usamos a Engine Unity™para o desenvolvimento.

In recent years, we have experienced the great Coronavirus pandemic, covid-19, which had more than 760 million people infected and caused the death of more than 6 million people (OMS, 2023). A pandemic is an epidemic that occurs in several countries at the same time. In addition to Covid, we have had númerous epidemics in history such as: the Spanish Flu which infected 27% of the global population at the time (FERREIRA, 2020; HICKOK, 2020), Smallpox which was a problem for centuries and the Bubonic Plague reached estimates of 1⁄ 3 of the European population at the time. However, despite the countless pandemics we have had in history, misinformation, the lack of knowledge of how they work and how to face them, and fake news are major problems today. A technique that has been increasingly used by companies and educational centers to prevent misinformation and the spread of false news is the use of Serious Games, which are games with the aim of informing about something in a playful way, aiming to facilitate learning. In this project, we developed a Serious Game with the aim of raising awareness about the spread of infectious diseases and the consequences of public policies to combat them. During the game, the player receives several scenarios that have objectives related to stages of pandemics and types of diseases. The game has an interface of actions that will have costs and these actions will positively or negatively influence the spread of the disease. Among the actions are marketing campaigns, investment in research and investigation, distancing actions, in addition to public measures so that the population can follow combat demands in a more comprehensive way. For this, we use Unity Engine™for development.


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