Análise da execução do planejamento estratégico de uma empresa portuária

Espírito Santo, Gabriela Sales do (2024)

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RESUMO: Os portos brasileiros, desde 1993, podem ser explorados de maneira mais ampla pela iniciativa privada, com investimentos em tecnologia e capacitação profissional, necessários para o crescimento do setor portuário. Alterações significativas para a modelagem das concessões e dos arrendamentos nos portos organizados brasileiros foram institucionalizadas a partir da Lei no 12.815/2013, conhecida como Nova Lei dos Portos. O estudo foi realizado na Vports, autoridade portuária localizado no estado do Espírito Santo. O processo de desestatização da empresa, foco deste estudo, ocorreu em 2022. Para garantir o cumprimento das obrigações da concessão, a empresa desenhou o planejamento estratégico voltado para o gerenciamento dos deveres previstos no contrato de forma a haver indicadores e metas para os colaboradores. É nesse contexto que este trabalho tem por objetivo analisar a implementação do planejamento estratégico da empresa e verificar se houve atendimento aos requisitos propostos pelo contrato de concessão, dando ênfase na área de Gestão Empresarial. Trata-se de uma pesquisa-ação com participação direta da pesquisadora no desenvolvimento e execução do planejamento estratégico da empresa, descrito e analisado mediante a aplicação da metodologia de análise de problemas via aplicação do método PDCA. Nota-se que o planejamento estratégico foi uma ferramenta relevante para garantia do atendimento das obrigações da concessão, uma vez que passou a incluir essas obrigações como metas dos trabalhadores e implantou o acompanhamento mensal do progresso das metas e consequentemente dos projetos estratégicos, verificou uma aderência média de todos os projetos da área era de Gestão empresarial de 73% no período de análise. Além disso, inseriu uma rotina para monitoramento dos indicadores, problemas e proposição de plano de ação para os projetos das áreas da empresa.

ABSTRACT: Brazilian ports have been accessible to expanded exploration through private initiatives since 1993, with investments in technology and professional development considered crucial for the growth of the port sector. Substantial changes in the concessions and leases model for organized Brazilian ports were formalized with the enactment of Law No. 12,815/2013, commonly known as the New Ports Law. The study specifically centered on Vports, a port authority situated in the state of Espírito Santo. The privatization process of the company, the primary focus of this study, transpired in 2022.To guarantee adherence to concession obligations, the company formulated a strategic plan centered on overseeing the responsibilities stipulated in the contract, integrating indicators and setting goals for employees. Within this framework, the aim of this study is to scrutinize the implementation of the company's strategic planning and assess conformity with the stipulations outlined in the concession contract, placing particular emphasis on Business Management. This research adopts an action-oriented approach with the direct involvement of the researcher in the formulation and execution of the company's strategic planning, elucidated and examined using the problem analysis methodology through the application of the PDCA method.It is noteworthy that strategic planning has demonstrated its significance as a valuable tool in ensuring compliance with concession obligations. This is evident in its incorporation of these obligations as goals for employees and the subsequent implementation of monthly monitoring to track progress on goals and, consequently, strategic projects. The overall adherence rate for all projects in the Business Management area during the analysis period was 73%. Furthermore, the company introduced a routine for monitoring indicators, identifying issues, and proposing action plans for its projects.


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