Análise de livro didático de língua portuguesa sob a perspectiva do letramento crítico

Britto, Kamilly Sabino (2023)

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RESUMO: O ensino de língua portuguesa nas escolas públicas brasileiras tem apontado uma realidade que desfavorece a formação crítica do discente, visto que é recorrente a manifestação do ensino tradicional, desvinculado da realidade do educando, com foco na gramática em detrimento a outros fatores mais significativos, sem contar o desinteresse e insatisfação dos alunos durante essas aulas. O Letramento Crítico, nessa perspectiva, mostra-se como uma abordagem promissora e eficaz no que tange à ressignificação e à reorientação desse ensino para o alcance da formação crítica do estudante. Embora seja uma nomenclatura desconhecida por muitos nos âmbitos educacionais brasileiros, acredita-se que muitos docentes que lecionam a língua materna demonstram concepções e uma práxis voltadas para a abordagem do Letramento Crítico. Ao trazer à tona essa abordagem e os efeitos que ela pode ocasionar no ensino da língua materna, a pesquisa aponta para outras perspectivas, com a intenção de inovar e transformar a realidade didático-pedagógica vigente. É sabido que os documentos oficiais salientam a importância das práticas de letramento nas aulas de linguagens, códigos e suas tecnologias com o objetivo de incitar a criticidade e promover a autonomia dos discentes como sujeitos e cidadãos perante a sociedade. Para tanto, foi proposta a seguinte questão-problema: os livros didáticos de Língua Portuguesa contemplam o Letramento Crítico nas atividades propostas? Assim, para delimitar a investigação, o livro da terceira série do Ensino Médio Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, foi escolhido como objeto de análise da pesquisa. Para o arcabouço teórico, foram consultados os (as) seguintes autores (as): Soares (2009), Kleiman (2005; 2007), Janks (2016), Rojo (2010), Coracini (1999), Ota (2009), Possenti (2000) e Freire (1989). Por fim, pôde-se inferir que as práticas letradas, assim como o Letramento Crítico, são importantes para a construção do desenvolvimento da autonomia e do senso crítico nos estudantes da língua materna.

ABSTRACT: The teaching of Portuguese in Brazilian public schools has pointed out a reality that disfavors the critical formation of the student, since it is recurrent the manifestation of traditional teaching, detached from the reality of the student, with a focus on grammar to the detriment of other more significant factors, without counting the disinterest and dissatisfaction of students during these classes. From this perspective, the Letramento Crítico shows itself as a promising and effective approach to the resignification and reorientation of this teaching towards the achievement of the student's critical formation. Although it is a nomenclature unknown to many in the Brazilian educational fields, it is believed that many teachers who teach the mother tongue demonstrate conceptions and a praxis directed to the approach of Letramento Crítico. By bringing out this approach and the effects it can have on the teaching of the mother tongue, the research points to other perspectives, with the intention of innovating and transforming the didactic-pedagogical reality in force. It is well known that official documents stress the importance of literacy practices in language classes, codes and their technologies with the objective of inciting criticism and promoting the autonomy of students as subjects and citizens before society. For this purpose, the following problem-question was proposed: do the Portuguese Language textbooks contemplate Critical Literature in the proposed activities? Thus, to delimit the research, the collection of Contemporary Portuguese High School: dialogue, reflection and use, by authors William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien, was chosen as the object of analysis of the research. For the theoretical framework, the following authors were consulted: Soares (2009), Kleiman (2005; 2007), Janks (2016), Rojo (2010), Coracini (1999), Ota (2009), Possenti (2000) and Freire (1989). Finally, it could be inferred that literate practices, as well as Critical Literature, are important for the construction of the development of autonomy and critical sense in students of the mother tongue.