Gestão Participativa e democrática: desafios e possibilidades
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A gestão escolar é uma área muito importante para os pedagogos, professores e futuros gestores, enfim toda a comunidade escolar. O todo escolar deve se firmar para um caráter democrático e que vise à formação de sujeitos históricos, críticos, pensantes e atuantes na sociedade. Para uma qualidade maior é preciso uma gestão democrática, com a participação da sociedade na escola. Ter esses espaços de escuta, diálogo e deliberação coletiva estão ligados a uma melhoria na qualidade da educação e também nas políticas educacionais. De fato, é importante as pessoas estarem dentro das instituições entendendo sobre aquele espaço, os direitos, reivindicando a fim de sempre melhorias no setor educacional. Justifica-se o tema dessa pesquisa a busca por um trabalho educacional realmente coletivo, produzido, dialogado e executado entre todas as áreas que fazem parte do fazer escolar, fazendo com que os gestores possam refletir sobre suas ações e decisões enquanto principais atores frente ao trabalho realizado na escola. O objetivo geral da pesquisa é identificar os desafios e as possibilidades da gestão participativa e democrática para a garantia de educação de qualidade. A gestão democrática é um princípio fundamental de uma educação de equidade e inclusiva, envolve diferentes atores educacionais nas decisões, e também fortalece a participação ativa e responsável de todos, confiantes para uma educação mais justa. A pesquisa bibliográfica qualitativa, utilizada para auxiliar em nossa pesquisa, tem finalidade de colocar o pesquisador em contato direto com trabalhos que foram escritos sobre determinado assunto. Apresenta caráter qualitativo, não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de uma organização. Resultando-se, as relações humanas necessitam de muita paciência e diálogo, buscando respostas, decisões e vivências que sejam positivas para ambos. Os autores, como Gadotti (2013), Paro (2010), Libâneo (2003) e Freire (1987) e Brasil (1996) com a LDB 9394/96 trouxeram reflexões muito profundas e importantes sobre o processo democrático e participativo na gestão da escola. No caso da escola, é preciso buscar fazer com que os indivíduos participem ativamente de todas as esferas, a fim de um desenvolvimento integral dos estudantes, com busca da autonomia, criticidade para a vivência social, isso conjuntamente com sua família, grande importância em todo processo educacional.
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