Show simple item record

Construção de uma matemática para o ensino a partir do desenvolvimento do pensamento algébrico

dc.contributor.advisorPaiva, Maria Auxiliadora Vilela
dc.contributor.authorAlmeida, Mayanne Loren Alves de Azevedo
dc.date.accessioned2024-03-13T11:30:07Z
dc.date.available2024-03-13T11:30:07Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationALMEIDA, Mayane Loren Alves de Azevedo; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. Construção de uma matemática para o ensino a partir do desenvolvimento do pensamento algébrico. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4455
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Vitória, tem como objetivo investigar como licenciandos em matemática estruturam uma Matemática para o Ensino ao desenvolverem pensamento algébrico com tarefas de padrões e generalizações. Assim, ao longo do trabalho buscou-se alcançar este objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa de Intervenção Pedagógica embasadas na perspectiva teórica da Matemática para o Ensino. Durante a intervenção com uma turma do quarto período da Licenciatura em Matemática do Ifes Campus Vitória no segundo semestre do ano de 2023, aplicou-se tarefas contendo padrões e generalizações e realizou-se discussões acerca das resoluções e dos significados atribuídos pelos licenciandos. Dentre os resultados desta intervenção, ressaltamos os relatos dos próprios licenciandos sobre a importância de desenvolver o pensamento algébrico para a construção de uma Matemática para o Ensino da Álgebra e de outros conteúdos, com a intencionalidade de um trabalho em sala de aula que contribua para o desenvolvimento do pensamento algébrico de seus futuros estudantes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Linked to the Completion Work of the Mathematics Teaching Degree Course at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Espírito Santo (IFES), Vitória, this research investigates how undergraduate mathematics students construct mathematics for teaching by developing algebraic thinking with pattern and generalization tasks. Thus, throughout the work, soughtto achieve this objective through qualitative research on pedagogical intervention based on the theoretical perspective of mathematics for teaching. Tasks containing patterns and generalizations were applied and held discussions about the resolutions and meanings attributed by students in the fourth period of the Mathematics Teaching Degree at IFES, Vitória Campus. Among the results of this intervention, we highlight the students; reports on the importance of developing algebraic thinking for the construction of mathematics for the teaching of algebra and other contents, intending to develop a work in the classroom that contributes to the development of the algebraic thinking of a teacher’s future students.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPensamento Algébricopt_BR
dc.subjectMatemática para o Ensinopt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectPadrões e Generalizaçõespt_BR
dc.titleConstrução de uma matemática para o ensino a partir do desenvolvimento do pensamento algébricopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria de Estado da Educação (Sedu)pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.memberPaiva, Maria Auxiliadora Vilela
dc.contributor.memberSilva, José Carlos Thompson da
dc.contributor.memberSousa, Tatiana Bonomo de


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record