Construção de uma matemática para o ensino a partir do desenvolvimento do pensamento algébrico
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa, vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Vitória, tem como objetivo investigar como licenciandos em matemática estruturam uma Matemática para o Ensino ao desenvolverem pensamento algébrico com tarefas de padrões e generalizações. Assim, ao longo do trabalho buscou-se alcançar este objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa de Intervenção Pedagógica embasadas na perspectiva teórica da Matemática para o Ensino. Durante a intervenção com uma turma do quarto período da Licenciatura em Matemática do Ifes Campus Vitória no segundo semestre do ano de 2023, aplicou-se tarefas contendo padrões e generalizações e realizou-se discussões acerca das resoluções e dos significados atribuídos pelos licenciandos. Dentre os resultados desta intervenção, ressaltamos os relatos dos próprios licenciandos sobre a importância de desenvolver o pensamento algébrico para a construção de uma Matemática para o Ensino da Álgebra e de outros conteúdos, com a intencionalidade de um trabalho em sala de aula que contribua para o desenvolvimento do pensamento algébrico de seus futuros estudantes.
ABSTRACT: Linked to the Completion Work of the Mathematics Teaching Degree Course at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Espírito Santo (IFES), Vitória, this research investigates how undergraduate mathematics students construct mathematics for teaching by developing algebraic thinking with pattern and generalization tasks. Thus, throughout the work, soughtto achieve this objective through qualitative research on pedagogical intervention based on the theoretical perspective of mathematics for teaching. Tasks containing patterns and generalizations were applied and held discussions about the resolutions and meanings attributed by students in the fourth period of the Mathematics Teaching Degree at IFES, Vitória Campus. Among the results of this intervention, we highlight the students; reports on the importance of developing algebraic thinking for the construction of mathematics for the teaching of algebra and other contents, intending to develop a work in the classroom that contributes to the development of the algebraic thinking of a teacher’s future students.
Redes Sociais