A relação dos profissionais da educação com o projeto político pedagógico institucional: uma experiência na creche escola municipal da cidade de Cabo Frio - RJ
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O presente trabalho objetiva compreender como tem sido a relação dos profissionais da educação de uma creche escola municipal da cidade de Cabo Frio/RJ com o Projeto Político Pedagógico institucional, no que tange a três questões: o processo de elaboração do PPP, a sua contribuição à prática pedagógica docente e o movimento de reavaliação do documento. O Projeto Político Pedagógico é um documento norteador de todo trabalho a ser desenvolvido pelas instituições escolares. Assim, discutiu-se acerca da relevância do processo de elaboração do PPP abranger a articulação entre construção coletiva, gestão democrática e formação cidadã. Em seguida, abordou-se como esse documento auxilia a prática pedagógica dos(as) professores(as) da unidade de ensino e, por fim, debateu-se sobre a importância de reavaliá-lo continuamente. Para tanto, estabeleceu-se a fundamentação teórica, em diálogo com autores como Veiga (1998, 2004), Libâneo (1994, 2001), Freire (1996, 2001, 2017), Vilas Boas (1998), Caria (2011), Vasconcellos (2002), entre outros. Optou-se pela pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada e o diário de campo e como procedimento de análise de dados a análise de conteúdo. Os resultados das análises revelaram que o documento não é de fácil acesso aos profissionais da instituição pesquisada, como também se encontra desatualizado devido a circunstâncias como as tantas atribuições dos profissionais na escola e a falta de tempo para se reunir, a fim de que o PPP seja reavaliado e atualizado, impactando, dessa maneira, nas práticas pedagógicas dos docentes.
The present work aims to understand how the relationship between education professionals at a municipal school daycare center in the city of Cabo Frio - RJ has been with the institutional Pedagogical Political Project, with regard to three issues: the process of preparing the PPP, its contribution to teaching pedagogical practice and the movement to reevaluate the document. The Pedagogical Political Project is a guiding document for all work to be developed by school institutions. Thus, there was a discussion about the relevance of the PPP elaboration process to cover the articulation between collective construction, democratic management and citizenship formation. Next, we discussed how this document helps the pedagogical practice of teachers at the teaching unit and, finally, we discussed the importance of continually reevaluating it. To this end, the theoretical foundation was established in dialogue with authors such as Veiga (1998, 2004), Libâneo (1994, 2001), Freire (1996, 2001, 2017), Vilas Boas (1998), Caria (2011), Vasconcellos (2002), among others. We opted for field research, of a qualitative nature, using the semi-structured interview and field diary as the data production instrument and content analysis as the data analysis procedure. The results of the analyzes revealed that the document is not easily accessible to professionals at the researched institution, but is also outdated due to circumstances such as the many occupations of professionals within the school and the lack of time to meet so that the PPP is reevaluated and updated, thus impacting the pedagogical practices of teachers.
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