dc.contributor.advisor | Fassina, Sirana Palassi | |
dc.contributor.author | Porto, Thaís Morais Adeodato | |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T17:56:59Z | |
dc.date.available | 2024-03-12T17:56:59Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | Porto, Thaís Morais Adeodato. Realidade virtual e arquitetura: criando uma maquete interativa de arquitetura em realidade virtual utilizando o Unreal Engine. 2024. 67 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4449 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Na era da Quarta Revolução Industrial, a tecnologia da Realidade Virtual (VR) e
Realidade Aumentada (AR) na indústria de projetos e construção demonstra grande
potencial de ajudar a criar ambientes mais imersivos, aumentando o potencial de
representação e entendimento do projeto por todas as partes envolvidas. Devido a
isso, esse trabalho se propõe a investigar a implementação da tecnologia de
Realidade Virtual (VR) para aprimorar a visualização de projetos de arquitetura,
promovendo uma melhor interação entre as pessoas e os projetos. O trabalho inicia
traçando a evolução da representação arquitetônica, desde ilustrações manuais até
metodologias digitais, como Computer Aided Design (CAD) e Building Information
Modeling (BIM), posteriormente demonstrando o processo do desenvolvimento de
uma maquete interativa em Realidade Virtual utilizando o Unreal Engine e o
Sketchup©, softwares escolhidos para utilização neste trabalho. As etapas
abordadas no processo de criação da maquete incluem a instalação de softwares,
criação de um template, importação de uma maquete do Sketchup©, aplicação de
materiais, implementação de interações e empacotamento para PCVR, cujo
resultado final é um arquivo executável (exe). Em sua conclusão, o trabalho sugere
que, assim como o CAD e o BIM apresentaram um marco, novas tecnologias podem
impactar o cenário do mercado de arquitetura. Além disso, em relação ao processo
da criação da maquete, o Unreal Engine se destaca como uma ferramenta valiosa
na produção de modelos em Realidade Virtual, contudo, dada a complexidade do
software, é crucial investir tempo no aprendizado para alcançar um nível de
qualidade profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the era of the Fourth Industrial Revolution, Virtual Reality (VR) and Augmented
Reality (AR) technology in the design and construction industry demonstrates great
potential to help create more immersive environments, increasing the potential for
representation and understanding of the project across all sectors. related parties.
Due to this, this work proposes to investigate the implementation of Virtual Reality
(VR) technology to improve the visualization of architectural projects, promoting
better interaction between people and projects. The work begins by tracing the
evolution of architectural representation, from manual illustrations to digital
methodologies, such as Computer Aided Design (CAD) and Building Information
Modeling (BIM), later demonstrating the process of developing an interactive model
in Virtual Reality using the Unreal Engine and o Sketchup©, software chosen for use
in this work. The steps covered in the model creation process include installing
software, creating a VR template, importing a model from Sketchup©, applying
materials, implementing interactions and packaging for PCVR, the final result of
which is an executable file (exe ). In its conclusion, the work suggests that, just as
CAD and BIM presented a milestone in the market, new emerging technologies can
impact the architecture market scenario. Furthermore, in relation to the process of
creating the model, the Unreal Engine stands out as a valuable tool in the production
of models in Virtual Reality, however, given the complexity of the software, it is crucial
to invest time in learning to achieve a level of professional quality. | pt_BR |
dc.format.extent | 67 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | Unreal Engine | pt_BR |
dc.subject | Maquete interativa | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.title | Realidade Virtual e Arquitetura: Criando uma maquete interativa de arquitetura em Realidade Virtual utilizando o Unreal Engine | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Villaschi, Fernanda Schmitd | |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1886910824684050 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/3109295605004855 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Arquitetura e Urbanismo | |
dc.contributor.member | Simões, Renata Mattos | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8226426050478279 | pt_BR |
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