Realidade Virtual e Arquitetura: Criando uma maquete interativa de arquitetura em Realidade Virtual utilizando o Unreal Engine
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RESUMO: Na era da Quarta Revolução Industrial, a tecnologia da Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) na indústria de projetos e construção demonstra grande potencial de ajudar a criar ambientes mais imersivos, aumentando o potencial de representação e entendimento do projeto por todas as partes envolvidas. Devido a isso, esse trabalho se propõe a investigar a implementação da tecnologia de Realidade Virtual (VR) para aprimorar a visualização de projetos de arquitetura, promovendo uma melhor interação entre as pessoas e os projetos. O trabalho inicia traçando a evolução da representação arquitetônica, desde ilustrações manuais até metodologias digitais, como Computer Aided Design (CAD) e Building Information Modeling (BIM), posteriormente demonstrando o processo do desenvolvimento de uma maquete interativa em Realidade Virtual utilizando o Unreal Engine e o Sketchup©, softwares escolhidos para utilização neste trabalho. As etapas abordadas no processo de criação da maquete incluem a instalação de softwares, criação de um template, importação de uma maquete do Sketchup©, aplicação de materiais, implementação de interações e empacotamento para PCVR, cujo resultado final é um arquivo executável (exe). Em sua conclusão, o trabalho sugere que, assim como o CAD e o BIM apresentaram um marco, novas tecnologias podem impactar o cenário do mercado de arquitetura. Além disso, em relação ao processo da criação da maquete, o Unreal Engine se destaca como uma ferramenta valiosa na produção de modelos em Realidade Virtual, contudo, dada a complexidade do software, é crucial investir tempo no aprendizado para alcançar um nível de qualidade profissional.
ABSTRACT: In the era of the Fourth Industrial Revolution, Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) technology in the design and construction industry demonstrates great potential to help create more immersive environments, increasing the potential for representation and understanding of the project across all sectors. related parties. Due to this, this work proposes to investigate the implementation of Virtual Reality (VR) technology to improve the visualization of architectural projects, promoting better interaction between people and projects. The work begins by tracing the evolution of architectural representation, from manual illustrations to digital methodologies, such as Computer Aided Design (CAD) and Building Information Modeling (BIM), later demonstrating the process of developing an interactive model in Virtual Reality using the Unreal Engine and o Sketchup©, software chosen for use in this work. The steps covered in the model creation process include installing software, creating a VR template, importing a model from Sketchup©, applying materials, implementing interactions and packaging for PCVR, the final result of which is an executable file (exe ). In its conclusion, the work suggests that, just as CAD and BIM presented a milestone in the market, new emerging technologies can impact the architecture market scenario. Furthermore, in relation to the process of creating the model, the Unreal Engine stands out as a valuable tool in the production of models in Virtual Reality, however, given the complexity of the software, it is crucial to invest time in learning to achieve a level of professional quality.
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