DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, INCLUSÃO E EQUIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
tcc
RESUMO A presente pesquisa justifica-se por analisar e refletir sobre a temática “Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade no contexto escolar’’, para compreender a importância da valorização e do respeito à diversidade étnico-racial, assim como a necessidade de combater o preconceito e a discriminação. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com procedimento de cunho bibliográfico e com objetivo de caráter exploratório, que consistiu em leituras alusivas ao tema, baseadas nas ideias de Gomes (2011), Freitas (2019) e outros autores que salientam a necessidade da escola trabalhar essa temática como forma de garantir uma educação eficaz e inclusiva, respeitando e valorizando as diferenças culturais contra o preconceito e a discriminação presentes na comunidade escolar. Os resultados obtidos se deram em face das leituras de artigos, dissertações e demais autores que se identificam com o tema. Este estudo oportunizou concluir que esta temática é de grande relevância para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de promover a igualdade e a justiça em suas relações interpessoais e no contexto social em que estão inseridos.
Redes Sociais