Volume X Capacidade : uma proposta de jogo para discutir relações conceituais com professores da Educação Infantil

Santos, Jéssica Meneguelli dos (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta contribuições de uma proposta de jogo com cartas para discutir os conceitos de volume e capacidade. Com intuito de responder, como um jogo pode auxiliar na compreensão do conceito de volume e capacidade com professores da Educação Infantil em formação continuada? Delineou-se como objetivo, analisar como um movimento lógico-histórico do conceito de volume materializado em um jogo pode incitar discussões e reflexões em professores da Educação Infantil em formação continuada. Para tal, a ação, vinculou-se a uma pesquisa de maior amplitude que envolveu pesquisa de mestrado, doutorado e outro Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como campo empírico um curso de extensão com professoras da Educação Infantil, intitulado por “Estudos sobre grandezas e medidas com professores da Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural”. A pesquisa foi baseada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. O jogo, trata-se de uma situação desencadeadora de aprendizagem, que foi elaborada com outros pesquisadores, a partir de estudos de volume e capacidade em um movimento lógico-histórico dos conceitos. Antes de realizarmos a ação no curso de extensão, buscando a contribuição coletiva apresentamos a proposta no Clube de Matemática, onde obtivemos contribuição coletiva para seu aperfeiçoamento. Além da elaboração do jogo, foi produzido um texto e entregue às professoras participantes do curso. Nesta ação foi possível verificar indícios de compreensões das professoras participantes, referentes aos conceitos de volume e capacidade, principalmente no que tange a diferenciação desses conceitos.


Collections: