O lúdico como ferramenta educativa para o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Oliveira, Pamela Pedroti Spala (2023)

tcc

Tendo em vista as mudanças que vêm acontecendo na educação e a necessidade da implementação de metodologias ativas, as quais trazem inovação para o processo educativo, pesquisou-se sobre o lúdico como ferramenta educativa para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de demonstrar se o uso da gamificação pode gerar contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. Para tanto, foi necessário identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da geografia brasileira através da avaliação diagnóstica e analisar as competências e habilidades dos alunos ao contrastar as avaliações diagnósticas. Realizou-se, então, uma pesquisa amparada na abordagem metodológica do tipo quanti-qualitativa e classificada quanto aos procedimentos técnicos, como pesquisa-ação. Diante disso, verificou-se que houve um progresso no desempenho dos alunos em relação ao tema proposto. O questionário "pós" refletiu um aumento no número de respostas corretas, resultando em uma taxa de acerto significativamente mais alta. Essa melhoria pode ser atribuída ao impacto positivo das estratégias pedagógicas empregadas, indicando que a abordagem utilizada na introdução do assunto e a aplicação do jogo tiveram um efeito positivo na compreensão dos alunos. Isso possibilita a constatação de que a sequência didática, envolvendo a aplicação do jogo, é positiva, pois indica avanços no conhecimento dos alunos sobre as regiões brasileiras, os estados e suas respectivas capitais. Contudo, é fundamental que haja um monitoramento contínuo do aprendizado e a adoção de abordagens pedagógicas diversificadas, a fim de promover um aprendizado significativo e duradouro em relação à geografia do Brasil e outros temas relevantes.


Collections: