O avanço tecnológico e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da educação financeira

Pires, Raniele Emiliano (2023)

tcc

Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar as mudanças ocorridas com o passar do tempo no ensino e aprendizagem da Educação Financeira, como o avanço tecnológico contribuiu para esse desenvolvimento na educação básica e propor novas abordagens sobre temas contemporâneos. Começando pela investigação da história da matemática, as diretrizes e a evolução das legislações referentes à educação financeira e as orientações curriculares dos últimos 4 anos, após a determinação da inclusão da Educação Financeira em todas as esferas da educação básica pelo Programa Nacional de Educação Fiscal. Foi verificado um importante crescimento na introdução da matemática financeira no ensino base, entretanto ainda não está completamente implementada e seu potencial de aplicação pode ser amplificado com a utilização das tecnologias que estão surgindo e dos enfoques que podem ser abordados.

Abstract: This work aims to demonstrate the changes that have occurred over time in the teaching and learning of Financial Education, how technological advances have contributed to this development in basic education and to propose new approaches to contemporary themes. Starting with the investigation of the history of mathematics, the guidelines and evolution of legislation relating to financial education and the curricular guidelines of the last 4 years, after the determination of the inclusion of Financial Education in all spheres of basic education by the National Fiscal Education Program. There has been important growth in the introduction of financial mathematics in basic education, however it is not yet fully implemented and its application potential can be amplified with the use of technologies that are emerging and the approaches that can be addressed.


Collections: