A representação do negro no livro didático : reflexões em humanidades com operações de linguagens
dissertacao de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a abordagem do negro no livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Com ela observamos os contextos em que os negros apareceram no livro e fizemos problematizações sobre o tratamento dado pelos autores. A expectativa foi construir conhecimentos sobre a convivência na diversidade e provocar criticidade dos alunos, tornando-os mais humanizados por meio de operações com e sobre a linguagem. Nossa investigação partiu de um diálogo com outros trabalhos sobre o tema e, no referencial teórico, fundamentamo-nos nas reflexões de autores como Freire (1987), Lajolo (2004), Silva (2005), Cavalleiro (2005), Munanga (2005) e Almeida (2019), entre outros para falar da representação do negro no livro didático e de humanidade. Usamos também Gomes (2007), Rezende (2008), Franchi (2011) e outros pesquisadores filiados à Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas (TOPE), ao descrever a abordagem epilinguística e fundamentar as operações de língua(gem). A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa documental, devido a nossa fonte de pesquisa ser o livro didático, e foi inspirada em aspectos de uma pesquisa participante. Refletimos sobre uma prática docente em favor de um contexto escolar democrático, libertador e antirracista. A pesquisa nos mostrou que há muitos desafios a serem enfrentados para que se tenha de fato a representação dos negros nos livros didáticos, em todos os níveis e modalidades de ensino; não podemos fechar os olhos para temas como o racismo, a discriminação e as desigualdades históricas. Como produto educacional, foi construído o e-book “A representação do negro revisitada: releituras do livro didático com operações de linguagem”. Nesse produto organizamos, a partir das referências ao negro presentes no LD, atividades sob uma abordagem epilinguística com reflexões e conflitos de ideias.
ABSTRACT: This research brings a reflection on the approach of black in the textbook (LD) of Portuguese. With it we observed the contexts in which blacks appeared in the book and made problematizations about the treatment given by the authors. The expectation was to build knowledge about coexistence in diversity and cause criticality of students, making them more humanized through operations with and on language. Our research started from a dialogue with other works on the subject and, in the theoretical framework, we are based on the reflections of authors such as Freire (1987), Lajolo (2004), Silva (2005), Cavalleiro (2005), Munanga (2005) and Almeida (2019) among others to talk about the representation of the black in the textbook and humanity. We also used Gomes (2007), Rezende (2008), Franchi (2011) and other researchers affiliated with the Theory of Predicative or Enunciative Operations (TOPE), when describing the epilinguistic approach and basing the language operations (Gem). The research was done through a qualitative documentary approach, due to our source of research being the textbook, and was inspired by aspects of a participant research. We reflect on a teaching practice in favor of a democratic, liberating and anti-racist school context. The research showed us that there are many challenges to be faced in order to have in fact the representation of blacks in textbooks, at all levels and modes of teaching, we can not close our eyes to topics such as racism, discrimination and historical inequalities. As an educational product, the e-book "The representation of the black revisited: rereads of the textbook with language operations" was built. In this product we organize from the references to black, present in the LD, activities under an epilinguistic approach with reflections and conflicts of ideas.
Redes Sociais