Otimização de processos no setor automotivo: uma abordagem baseada em BPM

Schunk, Camila Carminati (2024)

tcc

Este trabalho de conclusão de curso se baseia no Business Process Management (BPM) com o objetivo de aprimorar processos operacionais dentro de uma destacada rede de empresas do setor automotivo, presente em todo o território brasileiro. Utilizou-se de ferramentas como diagrama de Ishikawa, formulários de pesquisa e 5W1H para apoiar em análises, mapeamento, coleta de dados, avaliação comparativa e formulação de estratégias. Esta pesquisa-ação se concentrou em encontrar melhorias nos processos existentes referentes aos processos operacionais de pagamento, e como resultado desta pesquisa, identificou-se uma possibilidade de economia média de 4231 minutos, cerca de 52 minutos por dia de 80 colaboradores, demonstrando o impacto positivo e a relevância das intervenções propostas.

This end-of-course work is based on Business Process Management (BPM) with the aim of improving operational processes within a prominent network of companies in the automotive sector, present throughout Brazil. It used tools such as Ishikawa diagrams, survey forms and 5W1H to support analysis, mapping, data collection, benchmarking and strategy formulation. This action research focused on finding improvements in existing processes relating to operational payment processes, and as a result of this research, an average saving of 4,231 minutes was identified, around 52 minutes per day for 80 employees, demonstrating the positive impact and relevance of the proposed interventions.


Collections: