DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA GESTÃO ESCOLAR

Barboza, Miriam do Amaral (2024)

tcc

Este estudo objetivou-se em trazer reflexões sobre as principais dificuldades e estratégias da gestão escolar democrática e participativa. A gestão escolar representa o conjunto de práticas e estratégias administrativas impostas nas instituições de ensino para garantir seu funcionamento eficiente e o alcance de seus objetivos educacionais. A pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva. Os principais resultados destacam que a gestão escolar tem como princípio fundamental a participação coletiva, ressaltando a necessidade de os gestores se adaptarem às demandas e características específicas de cada escola. O trabalho educativo do gestor, em colaboração com os educadores, visa criar um ambiente escolar propício para receber e educar os estudantes para a vida. Neste contexto, ressalta-se sobre a gestão democrática-participativa, onde todos aprendem a participar dos processos decisivos, mas também se configura como o ambiente no qual os profissionais aprimoram seu profissionalismo. Como conclusão ressalta-se a necessidade de pesquisas futuras, fornecendo informações, análises, percepções e interpretações relevantes para um processo educacional de qualidade, aliada as necessidades das constantes transformações da sociedade.


Collections: