Aprendizagem Vivencial na Unidade Curricular de Comunicação dos Cursos Técnicos de Nível Médio do SENAR/ES
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Este trabalho visa elaborar uma prática pedagógica vivencial para os cursos técnicos de nível médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Espírito Santo (Senar-AR/ES), por meio de uma sequência didática na unidade curricular que nas últimas três ofertas não considerou aplicar nenhuma tipo de metodologia ativa, com o objetivo de estimular a autonomia e a interação entre o corpo discente nas aulas presenciais e contribuir para que a experiência de aprendizagem presencial seja mais interessante, atraente e compatível com o processo de ensino e aprendizagem crítico e reflexivo. Considerando que foi identificada para intervenção a Unidade Curricular de Comunicação, a atividade proposta foi pensada para a realidade desta Unidade Curricular, considerando sua carga horária presencial e a prática das principais áreas presentes no projeto pedagógico, a saber: comunicar-se por meio oral e escrito; elaborar relatórios e registros pertinentes ao processo de produção, produzir textos com coerência e consistência, bem como, interpretá-los. Logo, a sequência didática foi dividida em cinco momentos que, além da tradicional aula expositiva dialogada, trabalharão as seguintes estratégias de ensino e aprendizagem: gamificação, debate, estratégias de revisão de conteúdo, confecção de relatório técnico, feedbacks e aplicação de atividades avaliativas. Já a abordagem metodológica é bibliográfica e documental e os instrumentos de coleta de dados incluem avaliações teóricas e práticas, além de relatórios técnicos. A análise de dados será qualitativa, visando entender se os discentes alcançaram os objetivos da unidade curricular conforme o Plano de Curso. Espera-se com a aplicação da atividade de aprendizagem vivencial proposta, aprimorar a qualidade do ensino presencial nos cursos técnicos do Senar-AR/ES, proporcionando uma experiência mais significativa e eficaz para os discentes.
This work aims to develop an experiential pedagogical practice for mid-level technical courses of the National Rural Learning Service, Regional Administration of Espírito Santo (Senar-AR/ES), through a didactic sequence in the curriculum that, in the last three offerings, did not consider the application of any type of active methodology. The objective is to stimulate autonomy and interaction among the student body during face-to-face classes and contribute to making the face-to-face learning experience more interesting, attractive, and compatible with a critical and reflective teaching and learning process. Considering that the Communication Curricular Unit was identified for intervention, the proposed activity was designed to fit the reality of this Curricular Unit, considering its face-to-face workload and the practice of the main areas present in the pedagogical project, namely: oral and written communication, preparation of reports and records relevant to the production process, production of texts with coherence and consistency, as well as interpretation. Therefore, the didactic sequence was divided into five moments that, in addition to the traditional dialogical expository lesson, will work on the following teaching and learning strategies: gamification, debate, content review strategies, technical report preparation, feedback, and application of evaluative activities. The methodological approach is bibliographic and documentary, with data collection instruments including theoretical and practical assessments, as well as technical reports. Data analysis will be qualitative, aiming to understand whether the students have achieved the objectives of the curriculum as per the Course Plan. It is expected that the implementation of the proposed experiential learning activity will enhance the quality of face-to-face teaching in Senar-AR/ES technical courses, providing a more meaningful and effective experience for the students.
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