dc.contributor.advisor | Santos, Milton César Paes | |
dc.contributor.author | Oliveira, Guilherme Lima de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T17:39:07Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T17:39:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Guilherme Lima de. Linguagem programação e robótica na educação profissional. 2023. 27 f. Monografia. (Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4398 | |
dc.description.abstract | A Robótica Educacional oferece uma oportunidade de otimizar o processo de
aprendizagem na educação profissional. Sua aplicação prática em sala de aula
aumenta a capacidade do aluno de compreender conceitos mais abstratos, como
abstrações e teorias avançadas. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender a
importância da linguagem de programação e robótica na educação técnica
profissional. Este recurso tem sido utilizado como enriquecimento pedagógico, para
auxiliar alunos da Educação Profissional no entendimento da linguagem de
programação. Com base nos resultados obtidos, onde foi possível constatar a
melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que tiverem acesso a
este tipo de recurso, presume-se que com a crescente demanda por habilidades
tecnológicas e a integração cada vez maior da tecnologia no mundo profissional,
torna-se crucial entender como a linguagem de programação e a robótica
desempenham um papel fundamental na formação dos futuros profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educational Robotics offers an opportunity to optimize the learning process in
professional education. Its practical application in the classroom increases the
student's ability to understand more abstract concepts, such as abstractions and
advanced theories. Thus, the general objective of the study is to understand the
importance of programming language and robotics in professional technical education. This resource has been used as pedagogical enrichment, to help Professional
Education students understand the programming language. Based on the results
obtained, where it was possible to verify the improvement in the teaching-learning
process of students who have access to this type of resource, it is assumed that with
the growing demand for technological skills and the increasing integration of
technology in the world professional, it is crucial to understand how programming
language and robotics play a fundamental role in the training of future professionals. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 f | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santos (IFES) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8008144253002850 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | |
dc.contributor.member | Marques, Frederico César Ribeiro | |
dc.contributor.member | Clemente, Bruno Gutierrez Ratto | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/6660577553508492 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3166-8279 | pt_BR |
Redes Sociais