LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Oliveira, Guilherme Lima de (2023)

tcc

A Robótica Educacional oferece uma oportunidade de otimizar o processo de aprendizagem na educação profissional. Sua aplicação prática em sala de aula aumenta a capacidade do aluno de compreender conceitos mais abstratos, como abstrações e teorias avançadas. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender a importância da linguagem de programação e robótica na educação técnica profissional. Este recurso tem sido utilizado como enriquecimento pedagógico, para auxiliar alunos da Educação Profissional no entendimento da linguagem de programação. Com base nos resultados obtidos, onde foi possível constatar a melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que tiverem acesso a este tipo de recurso, presume-se que com a crescente demanda por habilidades tecnológicas e a integração cada vez maior da tecnologia no mundo profissional, torna-se crucial entender como a linguagem de programação e a robótica desempenham um papel fundamental na formação dos futuros profissionais.

Educational Robotics offers an opportunity to optimize the learning process in professional education. Its practical application in the classroom increases the student's ability to understand more abstract concepts, such as abstractions and advanced theories. Thus, the general objective of the study is to understand the importance of programming language and robotics in professional technical education. This resource has been used as pedagogical enrichment, to help Professional Education students understand the programming language. Based on the results obtained, where it was possible to verify the improvement in the teaching-learning process of students who have access to this type of resource, it is assumed that with the growing demand for technological skills and the increasing integration of technology in the world professional, it is crucial to understand how programming language and robotics play a fundamental role in the training of future professionals.