dc.contributor.advisor | Jordane, Alex | |
dc.contributor.author | Crescencio, Ramon Volpasso | |
dc.contributor.author | Jordane, Alex | |
dc.contributor.author | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T17:38:02Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T17:38:02Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | Crescencio, Ramon Volpasso. As adversidades no ensino de geometria plana e o software Geogebra: uma proposta de formação continuada para os professores de matemática do ensino fundamental II. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4397 | |
dc.description.abstract | Este trabalho destaca a importância dos softwares de geometria dinâmica – em
especial o GeoGebra – no ensino de matemática. Este aplicativo permite trabalhar
os conteúdos de forma dinâmica a partir da combinação dos conceitos de geometria
e de álgebra. Neste sentido, o uso do software GeoGebra pode propiciar um
ambiente favorável à superação de dificuldades relacionadas à construção de
conceitos e ideias matemáticas sobre a Geometria Plana. O alcance desta pesquisa
compreendeu reflexões de como um processo formativo destinado a professores de
matemática do Ensino Fundamental (séries finais) pode provocar práticas
pedagógicas investigativas que envolvam o uso de um software de Geometria
dinâmica – o GeoGebra. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e seu levantamento
de dados se deu por meio de questionários, gravações de áudio e vídeo e
observações participantes. Notamos que, a partir da organização de um processo
formativo continuado com a temática “o ensino de geometria plana e o software de
GeoGebra”, houve a ampliação da forma de pensar o ensino de Geometria por parte
dos cursistas, uma vez que temas conceituais considerados até mesmo por eles
como abstratos forneceram subsídio para uma melhor compreensão por conta das
atividades dinâmicas construídas no aplicativo. A partir dos resultados desta
pesquisa, pode-se corroborar a ideia de que se faz necessário promover mais
processos formativos direcionados ao uso das tecnologias digitais para ampliar as
formas metodológicas de ensino. Também é possível desconstruir o paradigma de
que estas ferramentas são complicadas e integrá-las às práticas de ensino em sala
de aula. Diante dos dados, observa-se outro fator agravante: o distanciamento dos
conhecimentos produzidos na academia em relação às instituições de ensino regular
e aos professores atuantes, o que contribui para o empobrecimento no ensino de
Geometria Plana, constatado em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research highlights the importance of using software of dynamic geometry - in
special GeoGebra - in the teaching of mathematics. This app allows to work contents
in a dynamic way from the combination of concepts of geometry and algebra. By this
sense, the use of GeoGebra can propitiate a favorable place to the overcoming of
difficulties related to the building of concepts and mathematics ideas related to flat
geometry. Thereby, the goal of this research is to analyze if a formative process can
foment the preparation of the classes aiming to investigate using GeoGebra to teach
the content linked to flat geometry by the elementary school teachers. The
researching approach will be qualitative, which the data will be got from
questionnaires, audio recordings, videos and observations. The researching will be
based in the 'participate observation', having the goal such as going through the
simple description of a situation, seeking to identify a greater meaning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 83 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino - GeoGebra (Software) - Formação de professores - Geometria plana | pt_BR |
dc.title | AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação de professores | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educimat | |
dc.contributor.member | Paiva, MARIA AUXILIADORA VILELA | |
dc.contributor.member | ZOCOLOTTI, ALEXANDRE KRUGER | |
Redes Sociais